quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Porque aqui o Miúda com Pêlo na Venta não é patrocinado por ninguém #3


Lembram-se de eu ter falado do Bitoque no Ponto? Lembram-se de eu ter dito que tinha lá ido comer mal abriu e ter sido uma agradável surpresa? Se não se lembram, podem ir espreitar, clicando na palavra 'clicando' que acabei de escrever.

Pois bem. Na semana passada, voltei lá. O meu pai estava em Coimbra. Ia ficar a dormir cá em casa. Tinha de estar em Lisboa cedo, na manhã seguinte e, saindo de Coimbra, ganhava uma hora e meia. Quando cá fica, geralmente, vamos jantar ao restaurante. Não gosta dos meus 'cozinhados'. Acho que nunca provou. Mas, pelos vistos, tenho cara de quem não sabe cozinhar. Sinceramente, nunca tive vontade de cozinhar para ele. A verdade (também) é essa.
Já não era cedo. Íamos direitinhos ao restaurante do costume. Chegámos lá e percebemos que era o dia de folga. Lembrei-me de ir ao Bitoque no Ponto. Estávamos muito perto. Há estacionamento de sobra. A comida é rapidamente servida. E até tinha gostado da primeira vez. Lá fomos.
Pois bem. Quando provei, nem parecia o mesmo prato. O arroz estava demasiado al dente. A gema do ovo estrelado estava demasiado passada. Na clara vinha um brinde, um pedaço de casca de ovo. O bife tinha vários nervos e bastante gordura à volta. Nada a ver com a primeira vez que lá fui. E não se pode usar a desculpa de que estavam muito atarefados, com muito serviço e, por isso, aquilo tinha sido um tico mais a despachar. É que, desta vez, não tinham nem um décimo de clientes na fila, em relação à outra vez.
Cá para mim, na semana de abertura, escolhem os melhores produtos, confeccionam tudo com rigor, etc. e tal. Só mesmo para chamar clientes. E, a partir daí, é baixar a qualidade e sempre a despachar.
Pois que a mim, não me voltam a enganar tão depressa. Pelo menos, enquanto me lembrar do arroz cru e da canseira que é ter de o desentalar de entre os dentes.
Salvou-se o sumo natural. Nem cheguei a referir este pormenor, no outro mail. Mas o sumo de abacaxi com hortelã estava tão bom desta vez como da outra. Muito bom mesmo. E servido na temperatura certa.

Concluindo, salvou-se o sumo natural. Só.
E eu cá não volto lá.
Ponto.

12 comentários:

  1. São tantos os restaurantes com nome riscado da nossa lista lá em casa...que te vou confessar uma coisa: Quanto (menos, cada vez vou menos) mais como fora, mais valor dou àquilo que faço em casa:)

    jinhoooooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou muito de ir ao restaurante. Só vou quando me convidam ou em situações como esta.
      No seguimento do que disseste, já dizia alguém que agora não me lembro: ‘On n’est jamais mieux servi que par soi-même.’ ;)
      Beijo gordo!

      Eliminar
  2. Por falar nisso este fim de semana há francesinha...em minha casa:) feita por mim:) Queres? Se ficcar boa conto-te (se não ficar....também:) jinhooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá, claro que queria. Sou um tico exigente no molho. Mas confio nos teus dotes culinários.
      Sim! Depois conta! :)
      Beijo muit’a gordo ;)

      Eliminar
  3. Bom dia senhora do Bigode mailindo:) O prometido é de vidro:) só para te dizer que a minha francesinha correu lindamente:) e como sempre acontece quando és tu a meter a mão na massa descobri duas coisas: Abençoada mãe que me ensinou a engrossar molhos à última da hora....e uma dica preciosa que eu descobri sozinha porque teve de ser...se no fim de tudo ainda sentires o travo ácido das diferentes misturas de bebida: Um tico de açucar (um tico generoso que só de molho era para aí um litro...)...dois minutos em lume brando et voilá:)...queres que te mande a receita? jinhooooooossssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ei lá, gostei da saudação ;)
      Boa tarde, Suricate! Essa do açúcar também já conhecia. A minha mãe punha sempre um tico no esparguete à bolonhesa para cortar o ácido dos tomates :)
      Manda aí a receita, pois!
      Beijo gordo e boa semana!

      Eliminar
  4. Então baseei-me nesta: https://www.youtube.com/watch?v=6tX3jKr8RsQ, só que não usei "mortandela"...a moça arrepiava-me, não percebi porque é que ela dizia "mortandela"...usei paio e chourição. Não coloquei nada frio, passei todas as carnes na frigideira e o resto já sabes, no fim engrossei no ponto com maizena e acertei os ácidos com açucar:) servi com batata frita e ovo e foi um sucesso. Foi servida à hora de almoço/lanche/ jantar...cinco da tarde, o que significa que ninguém quis jantar e que mais há noitinha foi tudo corrido a chá:) jinhoooooosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Suricate!
      Achei bem teres trocado a “mortandela”, também não sou fã.
      Eu não uso é brandy. porra.

      Quando estiver na casa nova, experimento. ;)

      Eliminar