quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A tentar igualar a mestre (ai de quem desate a rir. é que nem se atrevam. não estou para brincadeiras.)


Lembram-se daquele semi frio vistoso e apetitoso que a menina Ella me trouxe? (ai não? então é clicar AQUI, ora.)
Pois bem. Há tempos, abri o frigorífico, reparei que ainda tinha um frasco do doce da Lojinha do Limão e lembrei-me logo de fazer um semi frio.
Fui à internet, pesquisar por semi frio de limão e encontrei uma catrefada de receitas. Lá escolhi uma. Aquela que me pareceu mais interessante, tendo em conta os meus pré-requisitos. Não os vou revelar aqui. O segredo é a alma do negócio, certo?

Continuando. Lá passei a receita para o meu caderninho. Toda satisfeitinha da vida. E já a sonhar com o resultado final. Visualizava um semi frio vistoso como aquele que a Ella me trouxe. E cheguei a ficar com água na boca só de pensar.

Prosseguindo. Lá meti mãos à obra, num belo sábado à tarde. Animada. Empolgada. E confiante.









Tudo correr muito bem. Até porque me estou a tornar uma expert na arte da doçaria e não só. (E quem ainda não reparou ou é distraído ou tonto.)
Tudo, até colocar o preparado na forma, por cima da base de bolacha. Aí, percebi que a forma não vedava lá muito bem e que aquela cena estava a escapulir-se para o prato. Despachei-me para colocar aquilo o mais depressa possível no congelador.
E esperei. Esperei, rezando para que aquela mistela não se tivesse esvaziado toda pelo prato fora.




Vamos lá parar com a conversa. Vamos mas é aos factos. Que isso é que importa. 
Aqui está ele. O meu primeiro semi frio de limão.
Fininho, fininho, para não se tornar pesado nos estômagos delicados das pessoas que o iriam comer. Claro que foi propositado. Isso nem se pergunta.
Uma delicadeza, uma finesse digna da alta pastelaria francesa que tanto aprecio e que marcou a minha infância.


Nada de rir, malta.
Nada de gozarem com o meu primeiro semi frio.

Concluo dizendo que estava muito bom. Uma delícia.
Houve quem me dissesse que estava mais saboroso do que o da Ella.
Mas isso já foi por piedade. Acho.
Ou então pelo carinho que me tem.

22 comentários:

  1. Bom aspeto tem ele, por isso o sabor deve ser comparável!

    ResponderEliminar
  2. Vou ser sincero, não li nada :P
    Mas as últimas fotos estão boas, ou melhor o semi-frio;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha-me este. A armar-se em revolucionário. Com que então, agora já não se dá ao trabalho de ler o que eu escrevo? Sou assim tão chata no paleio? Tristeza…
      O semi frio está bom? Mas como assim, se não o provaste?

      Olha lá, Urso, andas doentinho?
      ;p

      Eliminar
    2. ok, li pouco, não és nada chata... nada mesmo, então!
      Está com bom aspecto, xiça que já nem se pode dizer bem :D
      um pouco... preciso de antibiótico :P :D
      :*

      Eliminar
    3. Como assim, leste pouco? Uma em cada duas palavras, é isso? Tens cá com cada uma, Urso. hum. vislumbro aí um tom irónico. Não gostei. :p
      Claro que se pode. Mas fica melhor se fizer algum sentido, né? ;)
      Eu logo vi… :D
      ;)

      Eliminar
    4. :D
      é ;) :P mas fez (para mim, pelo menos)
      :| e eu vi logo :p se viste logo porque não me disses-te logo então :D
      :> (acho que acabei de inventar este eheheheh)

      Eliminar
    5. Não estou a ver a graça. Pronto.
      Pois, para ti. Lá está. :p
      Então porque não sou médica. Não ando por aí a recomendar antibióticos a torto e a direito, ué. ;p
      ... (e a tradução exacta é...?)

      Eliminar
    6. Pronto, fica só para mim a graça.
      ;)
      não fez sentido, se logo tinhas visto mas ok ;)
      Um sorriso não? xi...

      Eliminar
    7. Ok. Fica lá com ela. Sovina. :p
      ;D
      Faz todo o sentido. Para mim. Claro que está ok. Era o que faltava…
      Aqui está ele. Toma lá, para alegrar o teu dia: :)

      Eliminar
    8. :P
      ;)
      ...
      era um sorriso o que aquilo significava :)

      Eliminar
    9. ;)
      :D
      ... digo eu, ué.
      Ahahahah! Ok. Um sorriso em bico, está certo. ;D

      Eliminar
  3. Mam tem bom aspecto, se ficou bom já interessa! Para a próxima coloca celofane na forma, ou coloca a bolacha de tal forma a que vá para os lados, calca bem na base e lados, colocas no congelador antes de fazer o recheio e a própria base fica a impedir que vaze líquido.
    Mas por mim comia com muito gosto que tem excelente aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que aspecto poderia ter ficado melhor. Ficou demasiado fininho, coitado. Estava bom, sim. Isso de tapar com a bolacha é mais complicado. Não adere bem aos bordos. Agora a dica do celofane pode ser fixe, sim, se a bolacha depois aderir por cima, lá está.
      Ohhhh, muito obrigada, LAH. Se um dia passares por cá, faço-te um. ;)

      Eliminar
    2. Não digas isso que um dia tens uma surpresa :p

      Eliminar
    3. Digo e repito. Adoro surpresas. Esqueceste-te? :D

      Eliminar
  4. ah ah ah ah !!! opá desculpa Mam Zelle, mas não consigo parar de rir! o teu semi frio mete dó... espero mesmo que o sabor tenha dado alguma salvação ao aspecto do teu semi frio... ou melhor « semi apagado!»
    mas não sei se isto te pode animar um pouco... muito mau é o aspecto do meu bolo de bolacha... isso sim é um desastre!!!
    bisous
    Lili

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai achas que lá vais com um ‘desculpa’? Então mas o que foi que eu disse? Logo ali no título? hein? ;p
      Olha - como já disse e repito, porque não parece que tenhas percebido - o sabor estava nos trinques. Salvou tudo. Tudinho! Pronto. :D
      E o sabor desse bolo de bolacha, como é que é? sabe a café? se souber a café, não presta. :p
      bisous et bon week-end, Lili. :)

      Eliminar
  5. olha o meu bolo de bolacha com suposto sabor a café foi um verdadeiro desastre, tanto no aspecto que mais se parecia com um vomitado qualquer e quanto ao sabor... ai ceus... nem sei se te conto... nem a minha linda Nikita ( cadela mais fofa da sua dona) quis comer o dito... e a Nikita come tudo... mesmo tudo... excepto o bolo de bolacha!
    bon week-end.
    Bisous
    lili

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahah! Mas como é que conseguiste fazer algo tão ruim?
      Vais ter de tentar de novo.
      A ver se fica bom.
      Pelo menos para a Nikita. :D
      Bisous!

      Eliminar
  6. O Goucha-mas-não-tão-macho2 de setembro de 2016 às 18:00

    A forma devia ser melhor.
    Uiii usar maquinaria sem autorização.
    Caderno muito bonito.


    Tirar fotos com uma mão a mostrar que se está a trabalhar. Uauuu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiseres oferecer uma, estás à vontade.
      O que está em minha casa, pela minha lógica, meu é. Ponto.
      Bonita é a dona. Calou.


      Chama-se destreza, agilidade, habilidade. Tudo conceitos que o ‘meu amigo’ não deve entender. Aposto.

      Eliminar