quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aqueles pormenores que me fascinam #1


Sempre fui de pormenores, de dar importância aos detalhes, de sorrir com aquilo que nem toda a gente vê à primeira e, não raras vezes, nem à segunda, nem à terceira... Talvez seja por isso que sempre me acharam, desde criança, uma menina simpática mas estranha, que se entretém com coisas que ninguém entende. Que se distrai com coisas que não distraem mais ninguém.

Talvez seja por isso, também, que o filme Le fabuleux Destin d'Amélie Poulain do GRANDE Jean Pierre Jeunet seja, sem sombra de dúvida, o filme da minha vida. Aquele (o único) que me fez sair da sala de cinema com um sorriso de orelha a orelha, como que a levitar sobre a cidade adormecida. Recordo-me dessa noite como se de hoje se tratasse.
Estava num daqueles dias negros em que tudo à minha volta parecia feio e sem sentido. O Amélie já tinha saído há muito dos cinemas. Não tinha ido ver, na altura, porque o pouco que tinha ouvido sobre o filme não me tinha cativado.
Já depois de jantar, abro um folheto sobre a Festa do Cinema Francês que tinha trazido das Amarelas* e vejo que o filme a ser transmitido, daí a 45 minutos, era o famoso Amélie. Vi as fotos escolhidas para publicitar o dito e, de repente, senti vontade de o ver.







Senti também que, só por si, o facto de sair de casa, de caminhar,  de apanhar ar nos poros, seria uma boa coisa de se fazer, naquele início de noite fresca.
Lá fui a pé, até ao Avenida que, na altura, ainda não era o deserto desolador em que, mais tarde e até hoje, se transformou. Lá fui, embalada pelos meus pensamentos, mas sem grande vontade de andar, de me mexer, de sentir, de viver. O final da história, já vocês conhecem. O que fui sentindo ao descobrir cada peripécia da protagonista e como me passei a sentir quando a história terminou.













Poderia ficar aqui horas e mais horas a falar deste filme. Da banda sonora, das cores, dos cenários, das personagens (cada uma mais deliciosa do que as outras. excepto o Colignon, como já referi num dos meus primeiros posts mas que ninguém deve ter lido), das micro histórias, dos pormenores. Ai esses pormenores que percorrem a tela e a deixam, indiscutivelmente, mais bela. Mas não o vou fazer. Tornar-se-ia muito longo e, acredito que, para muita gente, extremamente chato.






* a minha cantina de eleição, durante a faculdade e até depois, essencialmente por causa da comida vegetariana.

nota: nem imaginam a trabalheira que me deu tentar inovar um pouco e colocar fotos à beira do texto. Ufa! E, mesmo assim, não ficou nada de jeito. Mas, algum dia, eu chego lá. Ai chego chego!









7 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Muito bom!

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. a amélie tem o dom de nos deixar com vontade de fazer coisas boas. acho isso engraçado.
    quanto às imagens, nunca tentei mais nada para além de centradas e ladeadas pelo vazio, logo, não sirvo de grande ajuda desta vez ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, pedro. Não só nos deixa com vontade de fazer coisas boas, como nos faz tomar consciência de que é tão simples e tão recompensador fazê-lo :)

      Eliminar
    2. De tão entusiasmada com a Amélie, falhou-me a segunda parte do teu comentário.
      E dessa parte só tenho a dizer: resposta errada, menino pedro. O que deverias ter dito é: "nada disso, Mam'Zelle! Saíste-te muito bem. Ficou 5*!", ou qualquer outra coisa do género.
      Mas obrigada por revelares que também não sabes muito mais do que eu sobre este assunto. Sinto-me relativamente menos naba ;p

      Eliminar
  3. Este é daqueles filmes muito bons para a insónia. Do melhor. Duvido que exista melhor :)

    Já agora. Devias de vez em quando colocar assim as fotos de lado. Ficaram fixes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe melhor, como sonífero. Ai se existe...
      E o facto de não seres sensível à beleza deste filme só prova o que há muito já sabia. Não tens qualquer jeito de pessoa. Tenho dito.

      Eu sei. Mas não quero tornar este blogue num blogue fixe. Manias minhas.

      Eliminar