sexta-feira, 27 de julho de 2012

Agora sim, o verão está a chegar!


Todo e qualquer emigrante que se preze vem passar as grandes vacances à terra natal. O mês de Agosto é o eleito, pois claro. Não vou aqui contar piadas ou descrever situações caricatas com emigrantes. Não que eu não as conheça, tenho resmas delas guardadinhas. Mas, como já devem ter percebido, os meus papás são emigrantes e eu nasci no sítio de onde saem as cegonhas para virem entregar os bebés. Por isso, prefiro abster-me, se não se importam.
Amanhã, lá vêm eles, todos satisfeitos, felizes da vida, depois de um ano de trabalho. Os meus pais também estiveram por cá em Novembro e em Abril. Mas, quinze dias de cada vez, não dá para nada, dizem eles. Todos os anos é a mesma coisa. Lá tenho a minha mãe ao telefone a perguntar: o que queres que eu te leve? E, confesso, nos primeiros anos em que vivi por cá, tinha sempre, para ditar à minha mãe, uma lista bastante extensa, recheada de coisas boas que só existem por lá, por terras de França. Os anos foram passando e o suspirar por algumas iguarias françaises também. Agora, respondo sempre: nada, mãe, obrigada. E ela fica danada, a minha mãe. T'es sûre?, insiste, com o seu sotaque de imigrante e um tom de decepção. E eu insisto: oui oui, maman, je suis sûre. Mas sinto que ela fica meio triste. Tinha gosto em trazer-me uma carrada de embalagens de sundy, paletes de latas de Mont Blanc, dois ou três quatre quart (destes não podia trazer mais. Têm, no máximo, quinze dias de validade), uma ou duas brioches tranchées (as melhores têm uma semanita de validade, se tanto) e tantas outras coisas. E eu sei que não vai conseguir resistir. Sei perfeitamente que vai vir um caixote inteirinho com coisas boas só para mim. Vou, como sempre, dizer: fallait pas, maman! Mas, lá no fundo, fico muito contente que nada mude. É bom perceber que ela nunca se esquece do caixote identificado Para a Mam'Zelle, em letras gordas, escritas a caneta de feltro. É bom sentir que fica feliz por me trazer um pouco de França, todos os anos, no mês de Agosto, quando, pour de vrai, chega o verão.

4 comentários:

  1. boa viagem para os pais e que tudo corra bem!

    Pela forma como escreves, será um reencontro muito especial :) Aproveita cada segundo!

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar