sexta-feira, 29 de junho de 2012

Que tal esclarecerem-me, hein? #2


Já a minha avó me dizia: podia te ter dado para pior, filha.
Dizia isso, com um sorriso na cara, enquanto preparava a sopa "de casamento" ou tricotava mais um par de meias-arco-íris.
Fui eu que baptizei assim aquela sopa que só a minha avó sabia fazer. As pessoas riam-se por eu lhe chamar assim. Mas, para mim, fazia todo o sentido. Ora vejam, era uma sopa branca (porque levava batata, cebola e couve branca), tal e qual os vestidos de noiva. Também levava uns grãos de arroz, como se costuma lançar aos noivos, ao saírem da igreja, para lhes desejar felicidade e fertilidade. E, o mais importante, era, para mim, a melhor sopa do mundo, com um sabor único e inconfundível. Perfeita para ser servida num casamento, onde os noivos tentam presentear os seus convidados com a melhor comida que há.
Quanto às meias, a minha avó era uma expert na matéria. Fazia meias super coloridas e, para mim, super divertidas que me faziam lembrar o arco-íris da Blondine*. Entretinha-se a fazê-las para depois as oferecer, pelo natal, a todos os membros da família. Eram muito populares, as meias da minha avó e ela sentia-se a avó mais orgulhosa do mundo com isso.




Preparava a sopa de casamento, ou tricotava as meias-arco-íris, e ia olhando para mim. E via-me a entreter-me com tudo e mais alguma coisa. A brincar com o que não era suposto ser brinquedo. A criar as minhas obras de arte com restos disto e daquilo. A fazer os meus filmes onde tanto era a protagonista como também toda e qualquer personagem secundária.
Observava-me e dizia-me sempre:  podia te ter dado para pior, filha. Se ainda cá estivesse, à minha beira, a preparar a sopa de casamento ou a tricotar riscas às cores, sem nunca se cansar, a minha avó continuaria, com toda a certeza, a dizer-me o mesmo. Com o mesmo sorriso, com o mesmo ar divertido e tão protector. Mas, infelizmente, não está. Pelo menos fisicamente, à minha beira, fora de mim, ela já não está. Porque cá dentro, no coração e na alma, no meu coração e na minha alma, nunca deixará de sorrir e de olhar por mim.**

Mas isto foi só um aparte, como devem ter percebido.
Agora sou eu que digo: podia me ter dado para pior... Depois da mudança do header, lembrei-me que a foto do perfil também ainda é à moda antiga. Lá fiz o penteado à Mam'Zelle M. Pintei a bela da moustache nos indicadores. Escolhi os meus óculos de sol mais estivais  e fiz a pose, pois claro. Esperei que passassem os 10 segundos da praxe, com a luzinha vermelha a piscar cada vez mais rápido, e , depois, o click. Dei ar e cor de verão à coisa. Et voilà!




Agora (sim, só agora), vem o que realmente interessa. É muito bonito ter uma foto de perfil nova. Mas o bom mesmo era saber como raio se substitui a antiga por esta. E isso, já todos devem ter percebido, eu não sei fazer... Eu bem fui  ao Esquema, ao Modelo e às Definições. Eu bem carreguei em todos os "editar" que encontrei pelo caminho. Mas nada. Sinal da maldita foto para substituir? Nem vê-lo. Eu sei que deve estar mesmo mesmo à minha frente. Mas lá está, shame on me, nem sempre me dou bem com o mais óbvio.
Por isso, quem me der uma luzinha, já sabe, é boa pessoa e eu agradeço. E nada de rir à minha custa. Eu sempre disse que não entendo nada disto. E, mesmo assim, já vou entendendo alguma coisita. Pouca. Muito pouca. Vou então ficar por aqui que esta conversa já vai mais do que longo...

* Blondine au pays de l'arc-en-ciel - desenho animado que passou no canal francês TF1 em 1985. Não faço a mínima ideia se também chegou a passar em Portugal.
** como já devem ter reparado, a minha avó é o meu terceiro e último (podem já ficar descansados) ponto fraco. Não se admirem que me torne lamechas sempre que aqui a recordar. Como o sou também, e já o disse, quando falo dos outros dois.

14 comentários:

  1. Gostei da parte sobre a tua avó. As minhas há muito que se foram, uma delas nem conheci
    O problema é de fácil resolução; edita o teu perfil, é aí que está a fotografia e é só remover a antiga e pores lá esta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vic. Eu conheci as minhas duas avós e um avô. Mas só convivi e estive muito próxima desta minha avó de que vou falando por aqui e que foi, sem sombra de dúvida, a pessoa mais linda que passou pela minha vida e ficou, para sempre, no meu coração.

      Muito obrigada, também pelo esclarecimento. Realmente, parece muito fácil. Agora, só me resta descobrir como é que edito o meu perfil...

      Eliminar
  2. A ver se te ajudo:
    1) Vais a http://www.blogger.com/home
    2) Clicas em Editar seu perfil por baixo da foto
    3) Por baixo da foto, tens primeiro de Remover a imagem que estás a usar
    4) Aparece-te uma caixa para fazer Browse no teu computador
    5) Procuras e seleccionas a foto pretendida
    6) Desces até cá abaixo e clicas em Guardar perfil
    7) Voilà!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas vou a "editar seu perfil" por baixo de qual foto?
      É pá, eu sei que pareço uma atrasada mental, mas falta-me encontrar o raio da foto. Só a vejo aqui do lado direito, com o meu email ao lado, mas não dá para remover coisíssima nenhuma...

      Eliminar
    2. Foste à página do blogger primeiro (http://www.blogger.com/home)?

      Eliminar
    3. Então mas eu estou no meu blogue. Quando entro nessa morada que dizes, vou ter, de novo, ao meu blogue...

      Eliminar
    4. Mais non! Tens de ir ao sítio onde acedes ao painel do blogger. Por exemplo, se subires com o rato até ao canto superior direito do teu blogue, não te aparece uma barrinha com o teu mail de login e outro link a dizer Painel? Experimenta clicar aí (não no teu banner, senão estás sempre a fazer refresh no teu blog).

      Eliminar
    5. Yeeeeeeee! Consegui!!!! Rachelet és a mááááior! O mérito é todo teu :) Muito obrigada!

      Eliminar
    6. Isso é o quê? Linguagem própria de cibernautas? Desculpa, mas é sexta-feira. E eu sou um pouco lenta, também convém frisar :)

      Eliminar
    7. humpf..já sabia que não ia explicar nada de útil...

      Eliminar
    8. Claro que explicaste! Não te subestimes, Vic ;) Eu é que sou mesmo limitada nestas coisas e têm de me explicar tudo tim tim por tim tim :)

      Eliminar