quinta-feira, 2 de outubro de 2014

É por estas e por outras (princípio)... #13 (especial*)


que eu não gosto de dar ouvidos à malta. Nem que essa 'malta' seja da área da saúde, especializada em obstetrícia e, em princípio, entendida nessas coisas de que está a falar, melhor dizendo em questões de gravidez/parto.
 
Durante toda a gravidez, o obstetra que me seguiu esteve essencialmente focado no meu peso. Para ele, uma grávida não tem de comer por dois, muito menos engordar os quilos que bem entender. Até aí, tudo muito bem. Mas a coisa tornou-se um tico exagerada quando respondeu a algumas das minhas dúvidas. Dúvidas essas essencialmente ligadas à alimentação, claro está. Pois que nunca fui menina de comer de forma muito saudável. Não queria que esses meus hábitos interferissem com a saúde da Bolachita que lá vinha. Para terem uma ideia, aqui vão as perguntas que coloquei acerca de dois assuntos que me são queridos e as respectivas respostas do Sr. Dr. Obstetra.
- Posso comer pão à vontade?
- Não. Pode comer um pão, tipo carcaça, por dia.
- Então mas se me apetecer comer pão de manhã e à tarde?
- Se assim for, come meio pão de manhã e meio pão à tarde.

- Posso comer Big Macs do McDonald's?
- Se, efectivamente, for algo de que gosta muito. Pode, no máximo dos máximos, comer meio Big Mac uma vez de dois em dois meses.

Ao ver que aqui a Mam'Zelle não tinha ficado muito satisfeita com as suas respostas - a bem dizer torci mesmo o nariz. com que então, meia carcaça? meio Big Mac? e por que não meia colher de chá de sopa? - o Sr. Dr. Obstetra acrescentou uma lenga lenga que dizia qualquer coisa do género: tem a sorte de ser uma pessoa magra. Não queira engordar demasiado agora. Não só terá uma gravidez muito mais tranquila como, quando chegar a hora, o parto terá seguramente menos complicações e será muito mais fácil de lhe ser administrada a epidural.
E eu cá acreditei nele. E se, quanto à parte da gravidez e do parto em si, não tenho razões de queixa (mas ninguém me garante que tenha a ver com os poucos quilos que engordei ao longo da gravidez), no que há *%$#!!&*" da epidural diz respeito a conversa é outra.



nota: como é mais do que óbvio, não segui à risca a dieta preconizada pelo obstetra. se me apetecesse dois pães ou mais no mesmo dia, não pensava duas vezes. comia. ponto. assunto arrumado. nunca fui pessoa de engordar e desconfiei logo que não seria por estar grávida que todo o meu metabolismo se iria alterar (até porque a ruindade não desaparece durante a gravidez). deixei , isso sim, de comer a maioria dos doces e outros alimentos que poderiam pôr em risco a saúde da Bolachita. agora passar fome? nunca!



* semana do primeiro aniversário da Bolachita

2 comentários:

  1. Ahah isso de ser magra tem a ver com a ruindade;)
    Sua feia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah! Ai tu ainda não tinhas chegado lá, Til? ;D
      Mas olha que não sou eu que digo. É a malta que me conhece. E eu tenho de acreditar, pois claro. (por isso é que não vou deixar, nem por nada, de ser ruim. se é que me entendes...)

      Eliminar