quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Un Illustre Inconnu


Já não ia ao cinema sozinha há séculos. Melhor dizendo, já não ia ao cinema há séculos. Ponto. 
Ia com alguma frequência, há uns anos atrás. Mas, pensando no assunto, não sinto assim tanta falta de ver filmes no grande ecrã.
Agora, uma coisa é certa, não podia faltar a mais uma Festa do Cinema Francês. Já vai na décima sexta edição e acredito que tenha ido ver pelo menos um filme em cada uma delas. Ainda me recordo da altura em que este evento social da maior importância decorria no - agora moribundo - Avenida. Lembro-me, como se fosse hoje, de ir ver o Amélie, numa noite fresca.
Também estava fresquinho, na noite do passado sábado. Fui ver Un Illustre Inconnu. Quando olhei para a programacão deste ano, foi o filme que mais me chamou a atenção. Ainda bem. Não só passava em Coimbra, como era exibido ao sábado. Se fosse durante a semana, teria de esquecer. A Bolachita não me permite sair à noite durante a semana. Já pareço uma adolescente. Os pais das adolescentes só as deixam sair à noite à sexta e ao sábado, certo? Pois eu estou exactamente na mesma. A diferença é que não são os meus pais mas sim a minha filha de dois anos (já?!!) que me controla as saídas.


Un Illustre Inconnu est é* um filme de Matthieu Delaporte com Matthieu Kassovitz. Comecei a prestar mais atenção a este actor, depois de o ter visto no filme que referi acima e que é, sem dúvida, o filme da minha vida: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain. Quanto a mim, um excelente actor que também é realizador (um dos seus filmes mais conhecido sendo La Haine).
Estava com expectativas altas e não foram defraudadas. Filme brilhante. E mais não digo que é para a malta que vive em Setúbal e arredores matar a curiosidade dia treze ou quinze deste mês, às vinte e uma e trinta (Cinema Charlot - Auditório Municipal).
De nada.





* agradeço, do fundo das minhas entranhas, ao meu revisor particular, mais conhecido por Verdade. e está, hein? agora, só por isto, devias beijar-me os pés. todo o santo dia. tenho dito.

11 comentários:

  1. MAM´ZELLE, un titre phare en tant que réalisateur: Les rivières pourpres.
    Bizzz Lili

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu as tout à fait raison, Lili. Excellent film. :)
      J’ai mentionné La haine (et ce n'est pas du tout mon genre de film) parce que je pense que c’est le seul qui soit connu ici au Portugal.
      Bisous

      Eliminar
  2. O que é isso cinema!??? :P

    Cheguei a ir ao Cinema Sao Jorge, na Avenida da Liberdade, Lisboa. Gostava do ambiente e de toda a excitacao antes da esperada "semana" em frances. A primeira amizade do coracao feita na faculdade foi com uma menina francesa, de Marseille.

    És de que zona?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah! Também já não te lembras do que isso é? ;D

      A menina era mesmo francesa ou filha de emigrantes?

      Eu sou dos arredores de Paris. Yvelines (78).

      Eliminar
    2. Stéphanie é o nome da amiga. É 100% francesa. Apaixonou-se por um emigrante e resolveram passar uma temporada em Lisboa.

      Tenho família, tios e primos em Bagneux (pertinho né?) e em Rueil Malmaison (ou algo parecido).
      Esta família é uma mistura de nacionalidades. Costumo dizer que sao do mundo :)
      Tem genes franceses, alemaes, portugueses, espanhois, italianos e os primos ainda casaram com uma polaca e com um irlandes.
      Quando perguntam às miudinhas (a nova geracao sao só raparigas) as origens, é uma comédia ver as reaccoes das pessoas :)

      Eliminar
    3. Que grande confusao, mas dá para perceber. sao várias geracoes :D

      Eliminar
    4. Ei! Rueil Malmaison. Morava pertinho pertinho de Rueil! Saudades…
      Só miúdas? Então e o Tommy?
      Olha, na minha família, que me lembre, tudo Portugueses. Nada de misturas. (a não ser o meu tio que vive no Brasil, está com uma Brasileira) Mas, por acaso, deve ser bem giro e interessante. :)


      Confusão? Nããããããããããããão… que ideia… ;p

      Eliminar
  3. E depois um gajo não é convidado.

    Sabes o que é engraçado? Claro que vou dizer.
    Atenta.
    Depois da foto. O começo do texto. Aquela altura em que se começa a escrever duas línguas e o cérebro cola. Yeap. Existe um "est" a mais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um gajo? Mas qual gajo? Onde? Onde?!

      Nem quero sab... ok.
      Chato.
      Bem, este merece palmas a dobrar. Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

      Eliminar
    2. Merece palmas? Uauuu.
      E foi corrigido? Duplo uauuu.

      P.S.- Não devias fazer as coisas para depois pedires. Pense nisso.

      Eliminar
    3. Yep.
      Sortudo.

      p.s. Vou ensinar-te uma coisa. Uma expressão é ‘só’ isso mesmo, uma expressão. Logo, não tem de ser levada à letra. Mas, ei, se assim o quiseres, quem sou eu para te censurar...

      Eliminar