quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aqueles pormenores que me fascinam #6


As pessoas que gaguejam.
Não estou a falar dos gagos, atenção. Como é óbvio, não tenho nada contra eles. Só não me fascinam. E, verdade seja dita, tentar percebê-los durante uma conversa inteira, por vezes, até cansa. Por mais esforço que faça, a meio, uma pessoa já desligou.
Estou a falar de pessoas - e, no meu caso, essencialmente de homens, pois claro - que, não sendo gagas, começam por gaguejar nos primeiros encontros. Quer para fazer a pergunta mais simples do mundo, quer para dizer algo que possa ser mais constrangedor. Gaguejam, quando, tímidas, não sabem como dizer o que querem ou o que sentem. Basicamente, quando estão mortinhas de vergonha, mas querem tentar disfarçar.
Gosto. Gosto mesmo muito desse pormenor. Revela uma certa fragilidade, um receio, uma vontade de dizer bem dito, de causar boa impressão. Existe ali, de certa forma, um esforço para agradar, sem que isso se note. Mas nota-se, e muito. E aí reside uma parte da graça.
No fundo, o que aprecio é um homem que, nos primeiros encontros, gagueja ao dizer as coisas mais simples e mais básicas. É, para mim, delicioso lidar com essa pequena "imperfeição". Esse pequeno detalhe - que, de uma forma tão engraçada e encantadora, denuncia timidez, fragilidade, insegurança, e, por vezes, interesse - fascina-me, sem dúvida.
 

8 comentários:

  1. É um detalhe muito engraçado :)

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Quando falo com alguém que gagueja, não aquela coisa que não se percebe uma palavra, mas de forma leve (não sei se me faço entender), juro que a minha vontade é abraça-lo e dizer-lhe "Pronto, pequenino, tem calma, já passou" ;P Acho lindo de morrer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes-te entender e muito bem, Cisca!
      É exactamente isso... lindo de morrer! :)

      Eliminar
  3. Caramba Mam'Zelle!
    Que texto tão bonito e tão revelador da tua sensibilidade!
    Encantador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba digo eu, Sexinho! Deixas-me sempre sem jeito (e eu gosto disso... ;) )
      Muito obrigada! Tu é que és encantadora. Mesmo! Muito!! :)

      (agora vou para a formação, ter com a senhora formadora...)

      Eliminar
  4. Será que este texto não é uma introspeção? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Introspecção? Que eu saiba, não gaguejo. Palpite errado, ND ;p

      Eliminar