quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Disto da interacção blogosférica


Não entendo a malta blogueira que não responde aos comentários que recebe. 
Calma. Não levantem já o sobrolho. Há excepções. Sei muito bem disso. Ou seja, entendo perfeitamente que uma pessoa que receba centenas de comentários para um único post não se meta a responder a cada um individualmente. Regra geral, qualquer pessoa dita minimamente 'normal' tem mais o que fazer sem ser estar o dia inteiro de roda de um blogue.

Estou a falar daqueles bloggers que recebem uma meia dúzia de comentários, se tanto, e que, mesmo assim, não respondem a nenhum deles. Mete-me uma certa impressão. Não critico, atenção (ai esse sobrolho...). Nem tenho motivos para isso. Cada um faz o que quer e bem entende e, jamais em tempo algum, é obrigado a mais do que isso. Mas, a mim (e talvez só a mim, acredito) mete-me uma certa espécie.
Interpela-me. Porque eu não era capaz.

Até entendo que haja quem tenha um blogue só para desabafar, escrever o que lhe vai na cabeça, sem qualquer intenção de ser lido. Mas, se assim for, por que raio escrever um blogue, acessível a qualquer pessoa, e não um diário íntimo? Será porque até querem ser lidos mas não têm qualquer interesse em responder ao que as outras pessoas lhes dizem? Nunca sentem necessidade de esclarecer uma dúvida que lhes é colocada; de rir de uma piada bem lançada; de concordar com uma opinião fundamentada; de discordar de outra porque somos todos diferentes; de agradecer uma palavra amiga de quem se preocupou?
Interrogo-me. Porque eu não era capaz.

Depois, há aquele extremo de certos blogues que nem sequer têm caixa de comentários aberta para quem queira se expressar. Aquilo é como se estivéssemos a ler um livro ou artigos de um jornal. Só que o conteúdo não tem nada a ver com literatura ou jornalismo.
Fico perplexa. Porque eu não era capaz.



Acredito que não ter um único comentário não seria motivo para eu deixar de escrever por aqui. Porque o objectivo primeiro deste blogue não é interagir com a malta. Mas admito que teria muito menos graça se não houvesse qualquer retorno do outro lado.
Confesso até que já pensei várias vezes em deixar de escrever e foram os vossos comentários que me fizeram continuar. Porque este blogue não seria o mesmo se não se metessem-se comigo e não me dessem, por conseguinte, a oportunidade de me meter convosco também.


Sendo assim, está na hora de agradecer àqueles que se dão ao trabalho de vir para aqui aturar-me. Mas sem ponta de lamechice, por favor. Que, como tão bem sabem, a Mam'Zelle não tem paciência para essas coisas.

22 comentários:

  1. Ora essa. De nada, de nada. Também não é preciso vires aqui agradecer, a malta vem cá mesmo de boa vontade! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que, quando comecei o post, não tinha intenções de agradecer. Queria mesmo só partilhar as minhas interrogações no que há interacção blogosférica diz respeito. Depois, chegou um ponto em que as minhas reflexões me levaram a perceber que a malta que por aqui passa até é fixe. E pronto, toca a agradecer. :)
      Ainda bem que cá vens de boa vontade. Uma verdadeira chatice, se assim não fosse. ;D

      Eliminar
    2. Awwwwwwwww, "que a malta que por aqui passa até é fixe", não digas isso d'Ella, pah... que o pessoal diz exactamente o oposto!!!!
      (Mas pronto, Ella percebeu... referias-te às outras pessoas que não são Ella, eheheheh)

      Eliminar
    3. Comigo, sempre foste fixe. Muito fixe mesmo (e tu sabes perfeitamente disso). Agora, como és com as outras pessoas, já não é da minha conta… ;p

      Eliminar
    4. Ella costuma dizer que é igual para toda a gente (excepto quando lhe pisam os calos)... :P

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Que bom! Sendo assim, venha cá sempre que estiver com insónias (e só quando estiver com insónias, atenção, não quero que adormeça no meio de algo importante). É um gosto saber que posso ajudar na melhoria do sono alheio. E volte assim mesmo, como anónimo. É sempre bom tê-lo por cá, de que forma for, nem que seja só para saber que vai dormir descansado.

      Eliminar
    2. OMG Mam'Zelle, parti-me a rir com a tua resposta! :P

      Eliminar
    3. Consigo pôr uns a dormir, outros a escangalharem-se a rir.
      Não entendo como é que este meu casebre ainda não é recomendado como Centro de Repouso, Bem-Estar e Lazer.
      ;p

      Eliminar
    4. Continua a tentar, estás quase lá! :)

      Eliminar
    5. Mas eu não tento. Agora, tenho olhos na cara. E, pelo que me apercebo, este meu casebre faz bem a tanta gente… ;p

      Eliminar
  3. Estranho! Este texto tá grandito! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estranho? Já não é o primeiro. Mas também ficaste cansado, foi C.N.Gil? Da próxima vez, lê só um parágrafo. No dia seguinte, lês outro. Continuas assim, dá-te para a semana toda. Quem é amiga, quem é?

      ;p

      Eliminar
  4. Quase que concordo contigo. Acho que faz falta um botão do like nos comentários - eu leio todos e muitos fazem-me rir ou sorrir, mas se não tenho nada a acrescentar ou uma resposta concreta a dar, não digo nada. Não é por mal, é pela filosofia: se não vais dizer nada de jeitor, cala-te. Tenho, no entanto, um blog onde muitas vezes contrario esta filosofia e digo tolice logo sobre a forma de posts..

    Outra coisa é quando até me apetece responder, mas o Sapo tem uma coisa chata de não permitir fazer "responder" através do telemóvel e depois perco a vontade e o discurso do momento e acabo por esquecer a resposta que tinha na ponta da língua...

    Enfim... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera, o teu caso não é nenhum dos que aqui apresento.
      1º - pelo que já me apercebi, recebes sempre muitos comentários,
      2º - respondes àqueles que, efectivamente, merecem uma resposta directa. Não acredito que sejas pessoa de deixar uma pergunta sem resposta. Ou então ando enganada a teu respeito. :p
      3º - também acho que, a responder, é no momento em que se lê o comentário. depois, já não sai aquilo que realmente sentimos ao ler o comentário. não sou sapo, mas, mesmo que fosse, não haveria problema algum, porque não tenho telemóvel com essa tecnologia toda que a malta agora tem. :)

      Enfim, não tens absolutamente nada a ver com os bloggers que me fazem espécie. Nada mesmo. :D

      Eliminar
  5. Eu raramente respondo xD mas é porque não tenho muito tempo e às vezes as pessoas dizem coisas tão ao lado que era preciso outro post. Mas quando tinha tempo e um braço direito saudável respondia com frequência (desde que fosse algo que fizesse sentido responder, claro).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que vais sempre respondendo a um comentário ou outro, que eu bem vejo. Depois, entendo que haja malta que não tem tempo nem disposição para estar sempre a responder. Tu própria admites que já respondeste mais. Ou seja, não és daqueles bloggers que nunca se deram ao trabalho de responder a um único comentário. Vai lá aproveitar a vida, miúda, que eu deixo! ;)

      Eliminar
  6. Eu é muito raro responder. Recebo tantos que se tiver que responder a tudo, não faço eu outra coisa. Gostaria eu de ter um blogue...(isso), deste género. Poucos comentários dá para responder na boa.
    Assim como vais responder a este. :)

    ResponderEliminar