sexta-feira, 9 de agosto de 2013

La Cage Dorée


No fim-de-semana passado, fui ver a Gaiola Dourada. Já tinha ouvido falar, há uns meses atrás, quando estreou em França. A minha irmã tinha visto o filme por lá e aconselhou-me a fazer o mesmo, caso chegasse a Portugal.
Não é de todo um dos meus filmes preferidos, mas valeu a pena. Deu para dar algumas gargalhadas e, essencialmente, para recordar várias realidades típicas da vida de emigrante por terras francesas. Gostei particularmente de dois pormenores (os dois tendo a ver com comida, obviamente) que todos os anos, sempre que cá vem, a minha família me traz. O Ricoré, presente em cima da mesa de pequeno-almoço/lanche de qualquer emigrante que se prese e as barras de chocolate Balisto. Tanto um produto como o outro também se vende cá em Portugal. Mesmo assim, os que eu consumo vêm sempre de França.




 
O filme transmite de forma bastante fidedigna as ideias, comportamentos, características de grande parte dos emigrantes. Só não achei muito verossímil falarem em francês, mesmo quando só se encontram Portugueses reunidos à volta de uma mesa, ou quando o casal principal conversa sozinho no seu quarto. Suponho que essa escolha se deve ao facto de o realizador querer que o filme possa ser visto pelos Franceses sem ser necessário recorrer a legendas ou dobragens.
Destaco a personagem interpretada pela Maria Vieira, super divertida e bem disposta, como eu gosto.

4 comentários: