quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Não sou eu. Quem diz é... #2


... François Coppée.




Dieu voulut résumer les charmes de la femme en un seul,

mais qui fut le plus essentiel,

et mit dans son regard tout l'infini du ciel.

 



Se, com o senhor de Musset, só concordei na teoria, com o senhor Coppée é outra história bem diferente. Ele é na teoria, ele é na prática; basicamente ele é em tudo. Concordo em absoluto com François Coppée, com cada palavrinha que o poeta escreveu nesta citação. O olhar de uma mulher é qualquer coisa. O olhar de uma mulher diz muito do que ela é, do que ela pensa, do que ela quer, do que ela anseia. Cabe lá o céu e muito mais, no olhar de uma mulher*. E ela, a mulher, sabe bem disso. O problema (é verdade, há sempre a porra de um problema em tudo e mais alguma coisa) é que o sexo oposto nem sempre se apercebe disso. É vê-los a olhar (ou será melhor dizer perscrutar?) para os rabiosques que lhes passam à frente. É vê-los a dar uma olhadela (ou será mesmo contemplar minuciosamente?) nas pernocas ao léu. É vê-los a olhar de soslaio (ou será mais correcto falar em olhar penetrante?) para os decotes generosos. Ou seja, olham para tudo (mais ou menos, é mais para os três elementos identificados agorinha mesmo, lá está), menos para os olhos. Olham para quase tudo, portanto, menos para esse belo resumo dos encantos da mulher que é o olhar, como tão bem o diz Coppée. E com esta conclusão, a que se chega facilmente, voltamos àquilo que já referi para a citação do Alfred. Os olhos bem falam, desejam, mas ninguém os entende... É só isto e é bastante aborrecido. Digo eu.


* como em tudo na vida, há excepções à regra. Algumas (poucas, entenda-se) mulheres não trazem nada no olhar. São olhos vazios, os olhos dessas mulheres. Normalmente esse vazio estende-se para além dos olhos, lá para os lados do cérebro.

nota: só agora me apercebi que a malta toda vai ficar a saber que a Mam'Zelle tem os dentitos de baixo tortos. Damn it!

15 comentários:

  1. Como bem disseste: há excepções! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu falei de excepção no caso do olhar das mulheres, não no que olham os homens... ;p

      Eliminar
    2. Eu sei!...eheheheheh

      (antes de ler estava mesmo para comentar que os dentinhos não estavam certinhos...e que estás um pouco magra...mas bah o conjunto até que nem é mau :) )

      Eliminar
  2. Deixa lá, também tenho (foram os sisos que os empurraram e deixaram desalinhados - vê lá isso, que podem estar inclusos na gengiva a apertar os outros) e isso só traz mais carácter. Dentes certinhos é coisa de Barbie. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acredito que tenha os dentes do siso a apertar os outros. Ainda adolescente, o dentista já mos queria arrancar. Só que a minha mãe não deixou. Se não estão à vista nem doem, deixá-los estar, dizia ela. E eu concordei com a minha mãe, claro :)

      Ahahahahah! Muito boa, Rachelet. Também acho ;p

      Eliminar
    2. Mas olha que, não querendo contrariar a tua mãe, o dentista tinha razão. Os meus também nunca doeram e só me tinha rompido um. Depois de ter tirado uma radiografia a pedido do dentista, vi que nenhum deles ia nascer porque estavam dentro da gengiva, enormes, a crescer na horizontal. Eu até tinha os dentes espaçados e direitos, mas as favolas inclusas fizeram esta obra. O procedimento é simples, a mim não doeu nada (um dos de baixo fez inchar a cara um bocado, mas só durou um dia ou 2) e evita problemas mais graves, como a compressão de um dente sobre um nervo - o que, isso sim, pode ser doloroso e ter outras complicações. Não quero alarmar-te, mas devias ver isso, só por descargo.

      Eliminar
    3. É lá... Agora estou a ficar deveras preocupada. Bem, efectivamente, na altura (já lá vão quase 20 anos, se não me engano), o dentista também pediu uma radiografia e foi depois de a ver que disse que era melhor tirar os dentes do siso... Mas, como já disse, a minha mãe achou estúpido tirar dentes que ainda não nasceram...
      Alarmaste-me SIM! ;p Vou ter de pensar no assunto...
      Agora, a sério, muito obrigada, por avisares :)

      Eliminar
    4. De nada. Comigo aconteceu exactamente o mesmo que descreves e, se visses a radiografia que tirei (ainda a tenho!), percebias que um dos incisivos que foi comprimido pelos sisos (que ficou exactamente como o teu: um à frente do outro) estava a menos de 1mm de um nervo no queixo. Além de dores, pode inclusivamente afectar nervos de ligação aos ouvidos, nariz e olhos, explicou-me o dentista que me tirou os sisos e, no ano passado, o meu dentista aqui no Porto confirmou. Ninguém gosta de andar a arrancar dentes, mas o exame não custa nada (a não ser dinheiro...) e pelo menos ficas descansada. I am siso-less e não me doeu nada.

      Eliminar
    5. Ui, não parece brincadeira, não senhora...
      O que me chateia é que tinha dentista em França. Mas, desde que estou em Portugal, nunca mais fui a nenhum (eu sei, estou a dizer a pior das heresias...). Vou ter de me actualizar. Merci!

      Eliminar
    6. Rachelet, agradeço a tua consulta online :)

      (já agora: DETESTO ir ao dentista...quando me sento naquela cadeira pareço uma criança e venho de lá a suar...)

      Eliminar
  3. Mais uma bela imagem!

    Não te preocupes com os dentinhos que não te mudam :)

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar