segunda-feira, 27 de junho de 2016

Então e acontecer-me o mesmo com o resultado do Euromilhões? 'tá quieto...*


Sábado passado. Portugal Croácia. 
Antes de começar, já sabia que não iria haver um único golo ao longo dos noventa minutos de jogo.
Antes de começar, já sabia que tudo se iria resolver no prolongamento.
Antes de começar, já sabia que Portugal iria ganhar.

Tinha essa certeza. Não me perguntem porquê. Não sei responder. Não faço a mais pálida ideia de como cheguei lá. Mas cheguei.
Nunca me tinha acontecido. Nunca tinha visualizado o resultado de um jogo antes de as coisas aconteceram. 
Foi a minha primeira vez.
Até costumo ser bastante pessimista cautelosa. Sempre com receio de o jogo virar, mesmo quando a nossa selecção está em grande vantagem no marcador (claro que já aconteceu). Há sempre um bichinho qualquer na minha cabeça a dizer que, mesmo faltando poucos minutos para o fim da partida, o adversário pode empatar. Pior ainda, virar o resultado. E lá ando eu, o jogo todo, numa ânsia e numa inquietação sem fim.

Não aconteceu nada disso no passado sábado. No Portugal Croácia.
Estava calma. Calmíssima. Segura da minha intuição. Não me perguntem porquê. Nem como. Já disse que não sei.
Comecei a ver o jogo nas calmas. 
Ao intervalo, fui preparar uma salada para acompanhar a pizza caseira que me tinham feito, já a pensarem na noite de futebol. Fiz as coisas sem stress. Sem medo de perder o início da segunda parte. Sabia perfeitamente que não se iria passar nada na segunda parte. Como também não tinha acontecido nada na primeira. Saboreei a pizza sem qualquer sobressalto. Comi na minha tranquilidade. Pouco atenta ao jogo, para dizer a verdade. 
Aquilo estava no papo.
Aquilo só iria resolver-se nos trinta minutos de prolongamento
e iríamos ganhar.
Sabia tão bem disso.
Ponto.


Chega o prolongamento. Noventa e cinco minutos. Cento e cinco minutos. Cento e dez.
Sinto energias negativas à minha volta. Stress, nervosismo, ansiedade. Tudo isto junto, exteriorizado num par de mãos a fazer nós e a desfazê-los nas pontas do atilho de umas calças de fato de treino.

- Calma. Vamos ganhar - vaticino, com toda a convicção e segurança que moravam em mim.

Cento e dezassete minutos. Oiço um grito. Abraçam-me. Beijam-me. 
Era golo de Portugal.
Eu, certa de que só poderia ser este o resultado, tinha adormecido. Lá por volta dos cento e doze minutos. 

Depois da euforia, volta o stress, o nervosismo, a ansiedade. Potenciados num par de mãos a fazer nós e a desfazê-los nas pontas do atilho de umas calças de fato de treino. Ainda faltavam uns minutitos para o final do jogo e, contrariamente a mim, ainda havia quem estivesse com receio de o adversário empatar ou virar o jogo.
Eu continuei confiante e segura. Até ao apito final.





- Qual é o teu palpite? - perguntaram-me, poucos minutos antes do Portugal Croácia.
- Ninguém vai marcar durante o jogo. Só no prolongamento.
- Então e quem é que vai ganhar?
- Nós.
- Se as coisas acontecerem como acabas de dizer, vais ter de jogar no Euromilhões.

E aconteceram.
Evidentemente. 






* Não, não jogo nessa cena. E...?

8 comentários:

  1. Pá, no meio disto tudo falaste do que não era importante, mas daquilo que era importante, nerom!
    Cuméke tava a Pizza?
    Isso é que interessa...

    (é que, pelo aspecto, inté já marchava...)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, só não falei porque, efectivamente, achei que a foto falaria por si.
      Mas, já que insistes, confirmo. Estava muito boa.

      :)

      Eliminar
  2. Miudamiga

    Pois eu tinha tanto nervoso miudinho que nem vi a partida. O jogo não a partida que pregámos aos croatas. O enfarto possível também se apossou cá do rapaz (a caminho dos 75 aninhos) e quando a minha mulher Raquel berrou goooloooo nem queria acredita; mas era!!!

    Concordo com o Gilamigo: cuméke tava a pizza?

    Qjs = queijinhos = beijinhos do Leãozão

    Entretanto, venho informar-te que o meu novo blogue (depois do blogger me ter roubado 14 anos de blogosfera e sem explicação do motivo) é o http://anossatravessa.blogospot.pt
    Espero (e desejo) que me visites, comentes e sigas-me, sff. Desculpa a chatice, Muito obrigado






    Na quinta-feira também não vou ver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado. Nem o leãozão nem a Mam’Zelle viram o golo. Mas por motivos diametralmente opostos. Um por excesso de nervosismo, outra por excesso de tranquilidade. ;)

      Como já disse ao C.N.Gil, a pizza estava muito boa.

      Agradeço a informação.





      Então mas porquê?


      Eliminar
  3. Tive uma única vez na vida uma certeza assim já não sei precisar a idade mas teria menos de 10 anos. Foi sobre um concurso de um programa de rádio a que a minha mãe tinha concorrido cujo prémio era uma viagem a Londres. Lembro-me distintamente de lhe dizer: “vais ganhar”, enquanto ouvíamos o programa onde seria anunciado o vencedor. E ganhou. ;)

    beijinho Grande,
    FATifer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem... mas o teu palpite foi muito mais interessante do que o meu. Preferia, de longe, uma viagem a Londres do que a vitória de Portugal.
      Sim, sou uma vendida. Eu sei. :p

      Beijo gordo, FAT.

      Eliminar
  4. Se a senhora está a falar do jogo de futebol então devia escrever: Portugal vs Croácia, ou, Portugal-Croácia. É tão simples quanto isto.
    "Ahhh mas é assim que eu digo."
    Pois que, azarinho. As coisas são como devem ser. Pontinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Estava-me a referir às ligações libidinosas entre os dois países.
      (isso. pega no dicionário. a letra L aparece mesmo antes da letra M. anda.)

      azarinho?
      O único azar no meio disto tudo é eu ter de levar com anónimos desocupados que não dizem nada de jeito. Pontão.

      Eliminar