quinta-feira, 11 de julho de 2013

Aqueles dias...


Há dias em que me custa muito abrir aquele sorriso que sempre achei indispensável, tenha o que tiver a pesar-me no coração, na alma, no corpo todo. Diria até imprescindível, esse sorriso. Isto, por várias razões.
 
A mais óbvia. Para que ninguém venha com aquela cara de pena enjoada perguntar o que se passa connosco. Aquela cara que menos queremos ver quando estamos em baixo. Pelo menos, falo por mim que não sou de me abrir nem de desabafar e que não suporto ouvir esse tipo de pergunta.
 
A mais altruísta. Para não passar a nossa energia menos boa para os outros que nada têm a ver com os nossos problemas e os nossos estados de alma mais sombrios. Sempre gostei de ver as pessoas bem dispostas à minha volta e se eu tiver alguma culpa na boa disposição alheia tanto melhor. É aquela coisa que já aqui disse várias vezes e que tento imprimir nos meus posts: nasci palhacita, por isso mesmo, gosto de fazer rir a malta.
 
A mais importante. Para não ficar a lamentar-me e a perpetuar por tempo indeterminadamente infinito esse meu mau estar, essa minha dor, essa minha tristeza, essa minha fragilidade. Pensamento positivo, vontade de espantar as más energias e de dar a volta por cima; acreditar. É o mais importante em tais situações. E um belo sorriso é meio caminho andando para chegar lá.

 
Mas há dias em que custa mais que outros. Há dias em que, por mais que nos esforcemos, o sorriso não sai. O sorriso teima em deixar vencer os olhos húmidos, os cantos da boca descaídos e aquele vinco na testa (aí mesmo, entre as sobrancelhas) que não engana ninguém. Há dias em que pura e simplesmente o sorriso não acorda, fica antes adormecido, paralisado porque está cansado de fazer de contas que está tudo bem quando, de facto, não está.
 
Os últimos dias foram, infeliz e lixadamente, dias assim. Outros (melhores?) dias virão.

14 comentários:

  1. Senti a tua falta, mas compreendo o sorriso adormecido.
    Como sou meio palhacita também, deixo-te a minha boa disposição e um nariz vermelho para acordar o teu sorriso.
    Na esperança que melhores dias virão :)
    Je t'embrasse... bisous.

    ResponderEliminar
  2. Melhores dias virão de certeza :) um beijinho*

    ResponderEliminar
  3. O futuro será risonho. Sorri para ele.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim.
      Agora, sorrir, sorrio sempre.

      Obrigada, hsb.

      Eliminar
  4. Então Moustachinha?
    Sem sorriso tudo custa muito mais!
    Melhores dias virão; SEMPRE!
    Um beijo querida Moustachinha.

    ResponderEliminar
  5. Depois de um dia cinzento vem o diz de sol para aproveitar (:
    Espero que fiques bem. Sei que nem sempre temos de estar a 100%, não faz mal nenhum estar a 50% ou menos, mas vai voltar aos 100% (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais difícil é quando não depende de nós, Rita. Mas, mesmo assim, esforço-me, a cada dia, para estra o melhor possível.
      Obrigada :)

      Eliminar