terça-feira, 26 de junho de 2012

Ao jeito da Caderneta de Cromos #2






Em pequenina, foi um grande companheiro, o meu View-Master. Dependendo do meu estado de espírito e da minha vontade, ia variando os discos e punha-me a sonhar. Quando ouvia os meus pais a discutirem, lá punha o disco da bela adormecida, para tentar esquecer que o "felizes (para) sempre" é uma bela de uma treta. Quando me cansava de olhar pela janela e ver um muro de betão armado, frio e feio, ia buscar o disco das mais belas paisagens do mundo. E aí, de boca aberta e olhos arregalados, contemplava, maravilhada, cada pequeno detalhe. Um a um. Admirava todas aquelas cores e imaginava todos os cheiros que, infelizmente, não me chegavam através da imagem. Quando ficava triste, por estar de castigo sem razão (pelo menos sem razão aparente para mim), escolhia o disco do Mickey e ria-me que nem uma perdida com as trapalhadas do Pateta e o mau feito do Pato Donald.

Não foram raras as vezes em que me lembrei, já depois de crescida, destes meus binóculos vermelhos, ao melhor estilo Retro. E pensei, em variadíssimas ocasiões, como seria bom tê-los comigo, para esquecer os meus problemas, agora, já típicos de gente adulta. Sempre que as coisas não me corriam tão bem, lá me vinha à memória o meu View-Master.
Há uns dois meses atrás, andava eu à procura do meu globo terrestre na casa dos meus pais, encontrei o meu fiel amigo de outros tempos. Infelizmente, já não trazia com ele nenhum dos discos.
Sendo assim, vai ser difícil voltar a sonhar...


nota: quem me souber dizer onde consigo encontrar os tais discos é uma boa pessoa e eu agradeço-lhe. Aviso desde já que o ebay, para mim, não é opção. Acredito que se encontrem por lá, pois encontra-se por lá tudo e mais alguma coisa. Mas eu sou daquelas pessoas que não entendem nada de compras por internet.

14 comentários:

  1. Ui, que saudades! Ainda me lembro de ter comprado na papelaria da minha rua os 3 discos com uma história do Pequeno Pónei e com isso ter gasto a minha semanada, coisa que me valeu um belo ralhete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, lá está, os pais não entendiam a importância que aqueles discos podiam ter para nós ;)

      Eliminar
  2. parabéns!

    a foto está muito gira!

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, hsb :)

      Mas só a foto é que está gira? E eu a pensar que o texto até estava engraçadito :p

      Eliminar
    2. Mas o texto está sempre. Isso não é novidade para ti nem para mim! A tua escrita tem o dom de me fazer soltar um sorriso.

      A foto está realmente fantástica!

      homem sem blogue
      homemsemblogue.blogspot.pt

      Eliminar
    3. Ei, não esperava tanto! Mais uma vez, muito obrigada, mesmo.

      Eliminar
  3. Na verdade, não te sei dizer onde podes comprar os tais discos, mas acredito que na Feira da Ladra em Lisboa, não deve ser difícil. Se lá for brevemente, digo-te.
    Mas enquanto não os tens, sempre podes arranjar um daqueles capacetes que te fornecem uma realidade virtual, sabes quais são? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pois... também dizias que me ias ver do header e, até agora, niente. Mas deixa lá, também já me habituei a este ;) Tenho pena é do Troll que, pelos vistos, se assusta sempre que vem aqui no horário de trabalho ;p
      Agora, essa do capacete, desconheço por completo... Vá, esclarece-me lá, Vic :)

      Eliminar
    2. Sobre o header já tentei, mas eles alteraram aquilo e ainda não consegui descobrir. Sorry.
      Quanto aos capacetes, nunca vistes aqueles ns filmes que os tipos metem na cabeça para terem relações virtuais?

      Eliminar
    3. Não tens de pedir desculpa, Vic. Como disse, já me habituei à coisa :)
      Meter uma coisa na cabeça para ter relações virtuais? Bem, Vic, esta não me soou lá muito bem. E, não, nunca vi filmes desses. Aposto que o Rocco não entra :p

      Eliminar
  4. Tirando um caleidoscópio que herdei de uma prima, nunca tive nenhum contacto com este tipo de "gadgets". Passava imagens estáticas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a brincar "cómigu", não Troll? Não conheces aquela maravilha? Qual "gadget" qual quê, nada de insultos sff. O View-Master era um companheiro de verdade ;p
      Pois claro, na altura, as imagens eram estáticas sim. Carregavas no botão e o disco ia rodando para te apresentar uma nova imagem :) Ficaste com pena de não teres tido um, certo? Vá lá, admite ;)

      Eliminar
  5. Também tive um...nem sei se ainda anda lá por casa. Mas talvez encontres em feiras de antiguidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, aqui por Coimbra não há muito disso. Mas vou andar mais atenta. Obrigada Sue :)

      Eliminar