quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Vício da semana #20


Castanhas.
Adoro. 
Essencialmente assadas.

Mas também marcham muito bem cruas. Se estiverem sequinhas e forem doces. É o caso destas que o meu pai me trouxe.

Raramente as como cozidas. Não que fiquem ruins. Mas a verdade é que não ficam tão boas. 
Melhor dizendo, não ficavam.


No outro dia, falaram-me da erva doce e de como combinava bem com castanha cozida.
Lá tentei e, de facto, fica bem melhor.
Recomendo.



nota: já estou como a Carolina Patrocínio. Lembram-se? Ela tinha uma criada para lhe tirar as grainhas das uvas. Pois eu cá queria ter um criado para me descascar as castanhas. Era o meu sonho. É que, algumas, não são nada fáceis de descascar. Uma trabalheira. Acabam por nem nos saber tão bem, por causa do trabalho que dão, as maganas. Sim, estou à tua espera, meu criado-escravo. :p

12 comentários:

  1. Adoro! Assadas, assadas, assadas! Cozidas também marcham mas assadas são melhores e mais fáceis de descascar ;-)

    Beijos

    p.s. o único verdadeiro problema das castanhas são os efeitos secundários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordamos. Que estranho… ;p

      Beijo.

      p.s. pois, muita gente me falas deles (efeitos secundários), mas, por acaso, comigo não se passa nada de especial.

      Eliminar
    2. Pois...acho que foi a primeira vez, certo? :-P

      p.s. sortuda!!!

      Eliminar
    3. Quer-me parecer que sim, que achas muito bem… ;)

      p.s. :)

      Eliminar
  2. Gosto muito de castanhas. De todas as maneiras. Cozidas sempre com erva-doce e sal.
    E no forno a acompanhar um assado, delícia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, não gosto a acompanhar pratos salgados. Mas, lá em França, têm muito esse hábito.

      Eliminar
  3. Gosto muito delas e tenho vindo a aperfeiçoar a assadura das ditas ;)
    Fica a dica: se tiveres forno com grill e a opção grill com ventilação, pões as castanhas num tabuleiro com muito sal grosso deitas por cima um copo de água, e põe-las a assar o mais próximo do grill possível. Mexer de vez em quando para irem tostando de todos os lados. Ficam bestialmente assadas e sem ficarem duras, descascam-se na perfeição e com um sabor divinal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela dica, Beijo Molhado. Por acaso, na outra casa, ficavam mesmo muito bem assadas. Mas, neste forno, não ficaram tostadas. Mais pareciam cozidas. Não devo ter posto no programa correcto. Vou experimentar como aconselhas. ;)

      Eliminar
  4. Mas tu só agora é que sabes da existência das castanhas cozinhas com erva doce e sal?!? São a minha perdição... comia um tacho delas. Claro que a seguir tinham de mandar evacuar a cidade... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até parece mentira, não é? Vejo que toda a gente conhecia. Mas nestes trinta e sete anos de vida, nunca tinha ouvido tal coisa, de juntar erva doce. Sempre cozi as castanhas só com água e sal.
      Eheheh! Quando começo também me é muito difícil parar… ;)

      Eliminar
  5. Falaram-te que a erva doce combinava bem com castanhas? Uauuu.
    Lá tentaste? Uauuu.

    Da maneira como nasceste com o rabinho virado para a lua o mais certo é alguém fazer isso por ti. Isso e outras coisas mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yep.
      Yep.

      Com inveja-zinha? A esta hora? Isso é tão feio, menino Verdade...

      Eliminar