segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aqueles pormenores que me fascinam #4


Já escrevi este post há uns meses. Mas havia sempre outra coisa para dizer, mostrar, contar. Foi ficando nos rascunhos. Soube que hoje é dia internacional dos canhotos. Por isso, achei que era o dia ideal para, finalmente, o publicar.


Canhotos. Todos. Fascinam-me desde pequenita. Homens e mulheres. Para mim, não são nada desajeitados, como pode achar a maioria das pessoas. Muito pelo contrário. Vejo uma graciosidade, uma agilidade, uma singularidade, uma beleza diferente e muito particular nas pessoas que têm mais facilidade no uso da mão esquerda. 
Eu também o queria ser, canhota. Por isso, não entendia (e continuo a não entender) aqueles pais que forçavam os filhos a pegar na caneta ou na colher de sopa com a mão direita, quando era bem visível o facto de a criança só se ajeitar com a esquerda. Sempre houve as meninas que se divertem a  usar o batom ou os sapatos de saltos altos das mães. Eu gostava de treinar a minha escrita à canhota. E até tinha um certo jeito para a coisa. O problema é que demorava o dobro do tempo a escrever uma palavra e exigia-me uma concentração e um esforço excessivos (daqueles que têm de ser feitos com língua de fora, sabem?) que não compensavam.
Podia ficar horas a fio a olhar para um/a canhoto/a a escrever ou a fazer o que quer que seja que implicasse mãos. Fui crescendo e, claro, comecei a achar mais piada aos canhotos do sexo masculino. Houve até dois moços que, ao saber deste meu fascínio, se fizeram passar por canhotos nos primeiros tempos de convivência. Claro, perita neste assunto desde miúda, topei-os logo. Mas achei graça ao esforço demonstrado.

Várias celebridades também o são. Charlie Chaplin, Pablo Picasso e Jimmy Hendrix eram canhotos. Angelina Jolie, Jerry Seinfeld, Julia Roberts, Eminem, Ben Stiller, entre outros, também o são.


(gosto do Hendrix a tocar à canhoto)



(o meu encontro com o Charlie...)

16 comentários:

  1. Falta-te o moustache à Charlie...e estou surpreendido: conseguiste inverter a habitual pose dos teus pés. :)

    (opah, é impressão minha ou a moça que está atrás de ti está com o genital à mostra? eheheheh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, falta-me a bela da moustache... Já viste? É preciso ter elasticidade corporal ;)

      (Ahahahahahah! Claro, tinhas logo de ir olhar para a moça lá atrás...)

      Eliminar
    2. Nem tinha reparado que estavas tão "descapotável" :P

      Eliminar
    3. Eu, "descapotável"? Não sei em que terra é que o ND vive... Tem de sair do seu meio pequenino, está a ficar demasiado antiquado. É só um conselho...

      Eliminar
  2. Sendo eu canhoto, fico com o ego lá em cima ao saber que alguém olha dessa forma para as pessoas que são canhotas. Acrescento à tua lista, Albert Einstein e Mozart :)

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ahahah!... Eu também andei a treinar escrever com a mão esquerda. Até conseguia a letra mais ou menos mas como tu dizes, a demorar muito mais tempo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a chatice era mesmo "só" essa, perdia-se muito tempo. Gostei de ver que me entendes, Libelinha ;)

      Eliminar
  4. Bem-haja! Este post veio compensar anos em que me senti um freakshow.
    Joana come a papa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito satisfeita por isso, Joana :)

      Uma menina canhota. Que inveja... ;)

      Eliminar
  5. eu só sou canhoto da cintura para baixo. conta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah! Se não tiveres nenhuma manifestação física visível a olho nu, que todos possam ver, não, não conta...

      Eliminar
    2. mas eu tenho! só preciso de uma bola de futebol, ou qualquer outro tipo de exercício ou movimento que exija perna útil e perna de apoio...

      e posso ainda acrescentar: kurt cobain, hg wells, robert plant, steve macqueen e não me lembro de mais :p

      Eliminar
    3. Bem, sendo assim, para quem entende de futebol, ou de outro tipo de desporto que meta pernas, conta sim. Agora para uma leiga nesses assuntos como eu, não conta, não. Para mim, canhoto, tem de ser da cintura para cima ;p

      Obrigada, pedro, por acrescentares nomes à lista :)

      Eliminar
  6. Mam, no final quem ganham são os canhotos, porque acabavam por ficar quase todos ambidextros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... não sei não, podem ser ambidextros, tudo bem. Mas deve ser traumático para qualquer criança ser censurada a torto e a direito (esta foi boa, não? ;p) nos seus movimentos, só por ser diferente da dita norma.

      Eliminar