sexta-feira, 22 de abril de 2016

E é isto #9


Tenho chorado mais do que seria de esperar, nos últimos tempos.


Nunca fui de lágrima fácil. 
Desde pequena que sempre me senti uma insensível de primeira. Na altura, tinha a minha irmã como objecto de comparação mais próximo. E ela chorava muito. Por tudo e por nada. Era a irmã mais velha. Um exemplo, portanto. E chorava muito. E eu sentia-me uma má pessoa por não chorar como ela.
Lembro-me de ver as lágrimas escorrerem-lhe pelas duas faces todos os dias, quando terminava mais um episódio de La petite maison dans la prairie (se não me engano, Uma casa na pradaria, por cá). E sentia-me mal. Cheguei a beliscar-me, para ver se as lágrimas também me vinham. Mas foi só uma vez. Que aquela cena até doía e, lágrimas, nem vê-las.
Bastava o meu pai (ou a minha mãe, ou a minha avó) falar-lhe de forma um pouco mais rude, que ela desatava a chorar. Quando sobrava para mim, ficava tipo petrificada e lixada por dentro, mas nem uma lágrima me saía.

Essa cena estranha de eu não chorar mudou. Depois de a minha avó morrer (devo estar a usar este verbo pela primeira vez, falando da minha avó e continua a custar-me usá-lo), passei a chorar com maior facilidade. Evoco um assunto mais sensível e, inevitavelmente, as lágrimas nascem-me dos olhos. Por mais que tente segurá-las por lá, começam a correr feitas doidas até aos cantos da minha boca. Não consigo controlar. E isso irrita-me profundamente. Mas tenho de me render às evidências. Não há nada que possa fazer para voltar a ser a miúda (aparentemente) insensível que outrora fui.


Tenho chorado muito mais do que seria de esperar, nos últimos dias.

Para alguém que iniciou um novo ano há pouco, toda entusiasmada e confiante de que esta nova etapa seria mais bela e feliz, bem que me lixei.
Agora é aceitar as coisas como elas são e seguir em frente.
Aliás, como sempre fiz.

35 comentários:

  1. Bolas!

    Fica um abraço solidário deste lado!
    Eu sei que estamos sempre a picar-nos, mas eu gosto de ti, páh!
    Pega lá uma Bjoca repenicada na bochecha e faz um sorriso!
    O mundo é como é e as pessoas são com são. Nada a fazer...
    ...mas nunca deixes que te roubem um sorriso, mesmo que ele apareça no meio das lágrimas...

    Chuak

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde?!

      abraço ‘solidário’? parece que estás a fazer um gesto de caridade ou o camandro. Um abraço apertado, ou um abraço ponto. Assim é que deveria ser.
      Uiii... já é a segunda vez que me dizes isso. Olha que vou acabar por acreditar...
      Agora mais a sério. Também gosto de ti, pá. Mas, contrariamente a ti, é por isso mesmo que gosto de te picar e não apesar disso. Toma.
      :D já está!
      Vou continuar a sorrir, sim. Mas só por pedires muito.

      Chuak para ti também.

      ;p

      Eliminar
  2. Também lidei sempre com essa ideia de ser pior pessoa (seria?) por chorar pouco e emocionar-me menos. E depois vêm estes momentos e somos tão frágeis como qualquer pessoa. Não há nada que se possa dizer que melhore. Mas fica um beijinho imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras, Maria das mesmas. ;)
      Outro beijo para ti.

      Eliminar
  3. Há um tempo para chorar e um tempo para sorrir… lembro-me sempre duma frase do filme “the crow”:
    “it can’t rain all the time…” ;)

    beijinho Grande,
    FATifer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tempo para tudo, pois então. Isso da chuva era uma grande chatice, sem dúvida. ;)

      Eliminar
  4. Acho que faz parte de uma espécie de crescimento interior :) ficarmos mais sensíveis :)

    Beijocas e nada de lágrima no canto do olho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se faz parte do crescimento interior. Mas que é incomodativo, lá isso é. :p

      Beijos. Eu bem que tento dar o meu melhor. Mas são matreiras, o raio das lágrimas. ;)

      Eliminar
  5. A vida é mesmo assim, nem sempre conseguimos atingir aquilo a que nos propomos. Mas o importante é dares a volta por cima.

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O certo é que eu não me proponho a nada de transcendente. Tranquilidade e alegria. Não peço mais nada... Dou a volta, pois. Se não conseguir por cima, é por baixo. Que aqui a Mam'Zelle não tem altura de top model. :p

      Eliminar
  6. Dizem que chorar alivia. Que ajuda a seguir em frente. Pode até não ser igual para todos, mas se não fizer mais nada, pelo menos desentope o nariz. E respira-se melhor assim ;)
    Um abraço apertado e força nisso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que bem preciso, de desentupir o nariz. Desde que estou na casa nova, acordo todos os dias com as narinas cheias. Um desconforto que nem te conto. ;)
      Obrigada, Sci. :)

      Eliminar
  7. "Agora é aceitar as coisas como elas são e seguir em frente."
    primeiro e melhor passo deles todos, força nisso, para a frente que é caminho.
    (beijo seguido de abraço forte, quase a partir ossinhos :))

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. :)
      Ei! Não quero ninguém menos alegre no meu casebre. Então? O que vem a ser isto? ;P

      Eliminar
  9. sequei a tua última lágrima.
    aperto o teu frágil corpo contro o meu regaco
    afago o negro dos teus cabelos
    e simplesmente te confirmo:
    está tudo bem!

    um abraco demorado deste lado para a menina de pelo na venta


    hummm que faca jus ao seu real nome :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belas palavras, Saritah. Até estou impressionada contigo. ;p

      Muito obrigada! Gosto de ti, pá!

      Sempre! ;D

      Eliminar
  10. :(
    fico triste quando te leio estas palavras.
    un petit bisous
    Lili

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha outra...
      Não quero tristezas por aqui. Vamos lá arrebitar, vá!
      Merci beaucoup, Lili.
      un gros bisou

      Eliminar
  11. Chorar é melhor para o nosso bem estar mental do que não o fazer ou não sentir nada. É bom sinal, é sinal que estás a resolver as coisas aí "dentro". Ah e faz milagres à pele (não sei se faz mas digo isto a todas as minhas amigas para as encorajar a não parar de chorar se sentem necessidade ;) )

    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hum. se tu o dizes... Ahahahahahahahahahah! (tens com cada uma, Miss Certezas... ;D)

      Outros tantos para ti! :)

      Eliminar
  12. Eu que botei tanta fé em 2016 afinal tem saído um bocadinho ao contrário, mas a procissão ainda vai no adro :)
    Espero que as lágrimas tenham vindo a diminuir! Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh. Não sou muito dada à fé, mas também previa um dois mil e dezasseis bastante agradável de se viver. O certo é que, como dizes e muito bem, este ano ainda não deu as cartas todas. O melhor do baralho ainda está para sair. ;)
      Já diminuíram. Bastante. Outro para ti, MC, maior ainda!

      Eliminar
  13. Se não temos a lágrima fácil não significa que somos insensíveis. Também fui assim durante muito tempo. Perante a morte de quem amamos, as lágrimas soltam-se. Mas acredita, a vida continua, e é assim que elas gostariam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Ana Martins. As lágrimas vertidas não traduzem o grau de sensibilidade de uma pessoa. Mas eu sei que sou um tico insensível por natureza. Não é feitio, é intrínseco mesmo. ;D E, sim, acredito que quem parte quer ver aqueles que ficam felizes. Tento sê-lo, a cada dia.

      Eliminar
  14. Melhor Navegador do mundo9 de maio de 2016 às 14:38

    Ó senhora isso não será uma tempestade num copo de água? Veja lá isso.


    (-Levantem as velas, rumo ao poente.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó senhor navegador, vá fazer essas perguntas foleiras para outra margem. Faça lá isso.


      (no poente já nós estamos. acho.)

      Eliminar
  15. Lá diz o povinho.
    Quanto mais choras menos mijas.

    É só vantagens portanto.








    Menos paragens que se tem que fazer. Que isto de para-arranca não rende nada.


    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim.
      Isso mesmo.

      Poupo essencialmente no papel higiénico...






      ... que eu cá não ando Europa fora com a casa às costas.


      Enfim.

      Eliminar