quinta-feira, 5 de junho de 2014

Porque gente do povo também merece #3


Nisto de decorar uma casa, não sou lá grande perita. É um facto. Só me resta admiti-lo.
Por saber disso mesmo, decidi começar a seguir alguns blogues de decoração (um pouco tarde demais, diga-se de passagem. devia ter começado muito antes de iniciar a remodelação da casa. ter-me-ia vindo mais cedo à ideia a abertura entre a sala e a cozinha. que, por motivos técnico, já não deu para fazer quando me lembrei da coisa. vou passar a vida a olhar para aquela parede e chamar-lhe nomes, para além de lhe rogar umas quantas pragas...).
 
Andava eu, no outro dia, num desses blogues que só nos mostram casas de sonhar e chorar por mais, quando me deparo com uma foto que chama a minha atenção. Mais precisamente o candeeiro daquela sala atípica banhada de luz e de pormenores deliciosamente coloridos e bem escolhidos. Parecia o meu candeeiro (aliás, tenho dois iguaizinhos). Aquele que comprei há tempos no olx.
Gente do povo é assim. Se puder comprar coisas interessantes mais baratas, não se importa que já tenham passado pelas mãos de outra gente. Para ser sincera, para mim, até têm mais graça essas peças que já tiveram outras vidas antes de serem minhas. Atenção, estamos a falar de decoração. Há certas coisas que prefiro novas, obviamente.

Vamos ao que interessa. Há tempos fiz uma pesquisa no olx, à procura de candeeiros. Pois que são peças de decoração relativamente caras e preciso de uma carrada deles. (por exemplo, só a cozinha leva três.) E deparo-me com a foto de um candeeiro lindo. Linhas direitas, super simples. Candeeiro todo preto, muito elegante. E com um pormenor super giro, o cabo revestido de uma malha vermelha. Mandei logo um email ao dono. Queria ver aquele candeeiro ao vivo (no meu íntimo, sabia que haveria de ser meu e que o iria trazer logo para casa). Cinquenta euros, era o preço indicado. Não achei excessivo, visto o candeeiro ser novo. Quando cheguei ao armazém do senhor, este informou-me que tinha dois iguais. Mostrou-mos e confirmei a minha primeira impressão. Lindos de morrer. Bastante mais pequenos do que imaginava, é certo. Mesmo assim, lindos de morrer. Quem foi comigo ver os candeeiros não lhes achou piada alguma. Achou caro, até. Eu não. Mesmo assim, fiz aquela minha carinha do tipo sou-moça-com-poucas-posses-faça-me-lá-uma-atençãozinha. E o senhor fez uma proposta: setenta e cinco euros pelos dois. Negócio fechado. Trouxe os piquenos para casa e deixei-os na garagem, à espera da casa nova estar pronta para serem lá colocados.
 
Voltando ao tal blogue, à tal foto, ao tal candeeiro (estão a seguir o meu raciocínio? estão pois). Aquele candeeiro era igual aos meus. Tinha a certeza. Depois pensei melhor. Caí na real e disse cá para comigo, não, não podem ser os mesmos, isto é a casa de um designer, com peças que - topa-se logo - devem custar caro para chuchu, não iria ter um candeeiro que, a mim, me custou a módica quantia de trinta e sete euros e cinquenta cêntimos. Fui logo à garagem analisar a caixa do candeeiro, a ver se indicava a marca ou outra informação qualquer.
Modelo CARAVAGGIO P2, Designer Cecilie Manz. Era o que lá dizia.
Ide pesquisar, minha gente!
Eu cá fiquei de boca aberta. Mesmo.



Já não consigo encontrar a tal foto que referi, nem tão-pouco me lembro do blogue onde a vi. Tive de ir buscar outra foto à net. Os candeeiros são estes.

7 comentários:

  1. Til não é do povo portanto não tem esses direitos...
    Tu sabes estar aqui na blogosfera,procuras retribuir os comentários sempre...Nem toda a gente é assim!Que seja..
    Sobre peso Til nem quer falar.
    Mau feitio é com Til.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz sentido, Til. Pessoa importante não combina com povo, definitivamente...
      Eu sei estar em qualquer lado, especialmente onde haja bolos e chocolates e comida boa e assim. Esta cena, para mim, só tem interesse se for para interagir com a malta. Isso é que tem graça!
      Pronto, pronto. Não se fala mais nisso, então.
      Deve ser por isso que Til gosta de Mam'Zelle que também não desgosta de Til :)

      Eliminar
    2. Eheh Til não tem importância nenhuma,é só mania a fazer de conta...
      Capacidade de adaptação também não é a minha especialidade.Bolos e chocolates isso é só marchar...
      É a partilha que tem graça,acho eu.
      O peso é umas gramas aqui,outras ali ,depois a soma já é em Kilos.
      Mam'Zelle tem capacidade de encaixe e de resposta.Às vezes Til até fica mal,mas gosta...Vida!

      Eliminar
    3. Eu entendi, eu entendi. Também faço de conta que tenho a mania, de quando em vez. Acho graça à coisa ;)
      A gula é o melhor de todos os pecados. Tenho dito!
      É pá, mas a melhor forma de entender que aquilo que se partilha foi efectivamente partilhado é com a interacção, ué!
      Certo...
      Encaixar é com a Mam'Zelle, confirmo. Til nunca fica mal!

      Eliminar
  2. Fui ver quanto custavam esses penicos invertidos (só pela curiosidade) e deu-me uma conversão de 500 euros cada. Era a esse valor que te referias ou é mais? (em qq dos casos).

    CA-GO-NA
    És msm daquelas pessoas que nasce com o rabinho virado para a lua, até deves ter apanhado um escaldão solar, txiiii :p

    :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (que burro)

      é lunar em vez de solar.... (fd****piiiii de carma, irra)...bhaaa!

      Eliminar
    2. E lá estás tu com essa desculpa da dita curiosidade. Tu foste ver porque és um fã, aqui do casebre, muito bem mandado. Não tentes disfarçar… :p
      Agora, essa do penico, teve a sua graça, sim senhor. Já me tinha apercebido, noutras ocasiões que não são para aqui chamadas, que a noção de formas, contornos e afins não era o teu forte. Confirma-se, com esta tua analogia um tanto ou quanto… hum… como lhe chamar… burra, será?

      Eu? Se há pessoa que não nasceu com nadinha de nada virado para a lua sou euzinha. Já agora, vai chamar nomes à tua tia. Pode ser, ó CHA-TA-RÃO-ZECO?

      (bem, ter-se a noção daquilo que se é e não ter medo de o dizer, ainda que entre parêntesis, já é qualquer coisita)

      Eliminar