quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Je t'aime / C'est drôle, moi aussi


Já sou fã do trabalho do fotógrafo Sacha Goldberger há bastante tempo. Apaixonei-me pelo projecto Mamika mal vi a primeira foto. Quando percebi tudo aquilo que estava por detrás desta ideia original, ainda mais rendida fiquei. A intenção de Sacha, ao iniciar esta aventura, era fazer com que a avó de 91 anos não se deixasse vencer pelo tédio. Criou assim a personagem da super-avó Mamika, interpretada por Frederika, avó do fotógrafo. O resultado está à vista. Fotos super originais, divertidas, coloridas, improváveis, até. Tudo o que eu gosto, portanto.
No outro dia, voltei a ver uma reportagem feita à dupla maravilha e, novamente, comovi-me. Não foi por ver aquela avó, cheia de energia e bem disposta, e lembrar-me da minha. Não preciso de reportagens para isso. Penso nela, na minha avó, todos os dias. Porque vejo um filme e recordo que é exactamente o tipo de filme que ela adorava ver, rindo à gargalhada. Porque como uma pêra e me lembro o quanto ela gostava deste fruto. Porque uso uma expressão ou uma palavra que só ela dizia e que, para sempre, passou a ser minha. Porque me sento no sofá e só quero que ela esteja aqui, à minha beira, a fazer mais um par de meias-arco-íris. Porque sons, imagens, cheiros ligados a ela aparecem nos mais ínfimos pormenores do meu dia a dia. Porque ela fez parte da minha vida e irá continuar a fazer, até ao resto da minha vida. Porque muito do que sou hoje a ela o devo.
Voltando à reportagem. Fiquei comovida, não por estar perante uma avó e o seu neto, como já referi. Fiquei comovida por uma troca entre eles, muito rápida mas que muito (me) disse. A Frederika estava a ser maquilhada para iniciar mais uma sessão fotográfica e o Sacha chegou-se ao pé dela. Baixou-se e murmurou-lhe ao ouvido: "Je t'aime". A avó olhou par o neto e, num misto de troça e de ternura, respondeu-lhe: "C'est drôle, moi aussi."

Era "só" isto.








Uma curta metragem - "Un destin ordinaire extra" - que leva a história de Mamika das fotos para a tela, está em preparação.

16 comentários:

  1. As fotos estão o máximo :D uma grande ideia, sem dúvida nenhuma ;)

    ResponderEliminar
  2. Tão querido!!! :)

    ...já vi que foste criada com a vóvó :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e gosto muito do capacete! Ficava-me um must :)

      Eliminar
    2. Ahahahah! É verdade, o teu amor ia adorar ver-te chegar com um capacete daqueles. Não tenho a menor dúvida. Vai pensando no assunto... ;)

      Eliminar
    3. (dúvida)...Será que é a Mamika que está na Expofacic??

      Eliminar
    4. ?? Viste lá uma velhota toda janota com ela, foi?

      Eliminar
    5. Vi a carrinha, que registaste fotograficamente...a ela não...

      Eliminar
    6. Ah pois! A famosa carrinha. Mas olha que essa parecia mais a do super homem. Era azul...

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Também acho! Fico super satisfeita por poder divulgar um pouco este projecto :)

      Eliminar
  4. As fotos são lindas. Do mais belo que vi nos últimos tempos :)

    Obrigado por divulgares

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito. E há muitas mais. Aconselho-te a ires ao site do Sacha :)

      Nada de agradecer. Divulguei com muito gosto ;)

      Eliminar