segunda-feira, 18 de maio de 2015

Porque também não me podiam calhar todos os defeitos e mais algum


Não sou mentirosa.
Tenho um número considerável de defeitos. Tenho plena consciência disso. Aliás, a malta que por aqui passa com alguma regularidade também já deve ter topado o que a casa gasta. Mas não sou mentirosa. Não por não ter jeito para a coisa. Mas sim por achar bem mais desafiante conseguir não o ser.

Regra geral, as pessoas têm uma certa admiração pelos mentirosos. Acham reprovável, sem dúvida, mas, ao mesmo tempo, ficam fascinadas e reconhecem algum valor à capacidade de mentir.
Para mim, é bem mais difícil ser-se sincero em qualquer circunstância do que se ser mentiroso. Mentir dá tanto jeito tantas vezes. Mentir evita tanta dor de cabeça quase sempre. Mentir não é difícil. É, sim, o caminho mais fácil. A solução menos trabalhosa. E, essencialmente, a escolha mais cobarde.

Para ser totalmente sincera, dá-me um certo gozo mentir, não o vou negar. E minto, sim. Muitas vezes. Só para perceber se as pessoas caem nas minhas invenções. Só para confirmar que tenho jeito. [E a verdade é só uma, tenho jeito sim.] Só para ver a reacção da malta quando acabo por revelar que tudo o que disse era treta. Porque, como é óbvio, logo a seguir reponho a verdade. Ainda dá para se rir um tico com a situação e a coisa fica por ali.
 

Agora, o que, para mim, tem valor, o que, para mim, é motivo de admiração e respeito é a sinceridade. Sempre. Porque, regra geral, é difícil dizer-se o que se pensa, o que (não) se sente, o que (não) se quer. Porque, nem sempre, as pessoas estão preparadas para ouvir as coisas como elas são. Porque, não mentir é complicado. É duro. Por vezes, é lixado até.
Mas é tão gratificante, no final do dia, quando se deita a cabeça na almofada e se consegue dormir. Esta é que é a grande verdade.

12 comentários:

  1. Concordo contigo, nada melhor que ir dormir um belo sono sem problemas na nossa cabeca!!
    Ás vezes as pessoas nao mentem mas sim omitem a verdade! Por vezes é bom por outro lado nao... pois mais dia menos dias acaba pela verdade vir ao de cima.

    * Novo post e um video no meu canal, do George Clooney *
    Beijinhos
    Saraemlondres Blog !! Facebook !! Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião sobre a omissão também já não é tão linear. Acho que é inevitável omitirmos muita coisa no dia-a-dia. Eu posso ter uma opinião e omiti-la, simplesmente porque a minha opinião não foi pedida, por exemplo. Se disséssemos tudo o que pensamos, a convivência em sociedade tornar-se-ia, tantas vezes, insuportável. ;)

      Eliminar
  2. Mam'Zelle,
    Não podiam, claro que não. No caso, arrisco eu, não faria, de todo, qualquer sentido. Uma arisca eloquente nunca se deixaria corromper pela facilidade da mentira.
    Em tempo algum, admirei a mentira. Embora, como avanças, consiga entender o fascínio pela mesma. Ardilosa e complexa, terá que ser desempenhada por alguém com capacidades extraordinárias. Deixando, quando descoberta, o povo perplexo.
    A mentira é outro patamar. Porque quotidianamente todos nos suportamos numa ou noutra justificação menos verdadeira.
    Simpatizo, vá-se lá entender, com a sinceridade. Por isso, daqui, o meu cumprimento :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que não fizesse sentido. Mesmo assim, não custa nada esclarecer devidamente as coisas. :p
      Eheheh. Para me corromper, já bastam os bolos e chocolates. Não se deve abusar da sorte.
      E eu simpatizo com gente que demonstra ser dotada de uma tolerância considerável para tentar entender o outro. E, por isso mesmo, daqui o meu cumprimento também.

      ;)

      Eliminar
  3. A verdade, sempre! Seja ela boa, menos boa ou simplesmente transparente.
    Mil vezes uma verdade dura do que uma mentira floreada. O choque é no momento depois acaba por passar. Já a duracao da mentira pode dilacerar uma pessoa por dentro, por muito e muito tempo.
    Como mais acima foi referido. A omissao nao será uma mentira encapuzada?!!?!?
    No final o que queremos é pessoas directas e "limpas". Livres de rococós.Transparentes!

    (quando chegármos ao "porques?" dos nossos miúdos, revemos esta matéria ;) )

    E só porque hoje já tenho 37 envio beijos para a malta toda. Em especial, um bem repenicado para a Bolachita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim, depende da omissão. Se for uma omissão que der a entender o contrário do que uma pessoa pensa, para mim, está muito próximo da mentira. Mas se for omissão no sentido de simplesmente não acharmos necessário que a outra pessoa saiba a nossa opinião ou, melhor, por acharmos que não merece a nossa opinião, acho que faz todo o sentido.
      Pessoas directas e sem rococós. Sempre, sem dúvida!

      (yep... mais dores de cabeça... ;p)

      Eheheh! Também já estás velhota como eu. :p Muitos parabéns, Saritah!!
      Beijos gordos para ti. A ocasião merece. ;)

      Eliminar
  4. Bom, posso aprender algumas coisas contigo. Podias fazer aqui no blog uns workshops sobre como ser melhor mentirosa em 5 passos. Não tenho jeitinho nenhum. É raro mentir. Uma desgraça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poder até podia. Mas nunca o iria fazer. Então mas, faria algum sentido dar dicas de como mentir com mestria sendo eu defensora, com unhas e dentes, da verdade em qualquer circunstância? ;p

      Para se mentir com sucesso é preciso ter uma imaginação fértil. Um óptimo auto-controle. E dominar a arte da persuasão. Não é para todos, sem dúvida. ;)

      Eliminar
  5. Toda a gente é mentirosa. (menos eu) <- Vês.
    Está até provado que foi a mentira que fez com que os humanos evoluíssem. Tanto na fala como na esperteza/inteligência.
    O pinóquio sem mãos mete-me assim um pouco de medo. Gostei também do caixilho pindérico e do fundo a ver-se, que foleirada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah! <- riso desalmado

      Falou o decorador de interiores. Palminhas.
      Mas, já agora. Alguma vez ouviste falar do Less is More? Ou da estética do contraste?
      Bem me parecia.

      Eliminar