segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Heeeeeeeeeeeeeeeelp! Please.


Eu já presumia que não iria ser fácil. Eu bem que desconfiava que esta minha Bolachita era cabeça dura. Eu quase que adivinhava que a tarefa iria ser árdua. Eu como que pressentia que o raio da Bolachita teria de pôr à prova a minha paciência de todas as formas e feitios. 
 
E, de facto, cá está, uma vez mais, a prova mais do que provada. Não há pachorra que aguente isto. Vamos lá então à última em data. A catraia não quer outro leite a não ser o leite materno. Quando digo não quer, pretendo que a malta entenda que a miúda resmunga, chora, grita berra, barafusta, esperneia, estrebucha. Simplificando, faz trinta por uma linha. No entanto, beber a porra do leite que é bom? Nada.


Eu bem que vou tentando as várias opções. Eu bem que me desalmo para a levar a beber um leite qualquer.
Não dá.
Mas eu, que acho que já não faz sentido dar-lhe a mama, não posso desistir. Era o que mais faltava.  
E agora?
Mas o que raio vou eu fazer à minha vida, agora?



Alto lá.
Aquilo ali foi só uma pergunta retórica, ok? Ah pois. Uma pessoa tem cada vez mais malta a passar por aqui (pelo menos assim o dizem as visualizações), mas, para deixar um mero comentário de alento ou de outra coisa qualquer (sim, crítica seja lá ela de que tipo for também serve), está quieto. Nem um para amostra, no dia de hoje. Nem a um comentário tive direito, bolas.
Estava então a dizer que a pergunta foi retórica. Não estou efectivamente à espera que a malta me venha para aqui ajudar a resolver este pequeno contratempo. Palpita-me que, caso o fizesse, era melhor esperar sentadita. E, pelo andar da carruagem, a Bolachita crescia, fazia dezoito anitos, saía de casa e ainda sem um copo de leite inteiro bebido.
É amanhã. De amanhã não passa. Ela pode chorar e berrar à vontade. Pego nela ao colo, como se lhe fosse dar a mama. Imobilizo-lhe os dois braços e as pernas e enfio-lhe o biberão pela goela abaixo*. Quer queira quer não, vai beber o caraças do leite amanhã de manhã. Ai vai, vai. Ou eu não me chamo Mam'Zelle.
E pronto.



* mãe desnaturada em plena acção. mãe desnaturada no seu melhor.




nota: a foto foi essencialmente uma desculpa para exibir aquela minha lata gira que só ela. ou seja não, não sou patrocinada. nem pela mimosa nem pela nutribén nem por outra marca qualquer, como é óbvio.

23 comentários:

  1. Simplesmente, deixa de dar leite. Seja materno ou qualquer outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão mas… uma criança, para crescer, tem de beber leite, ué.

      É tudo muito simples quando não se tem filhos, não é menino Mustache?
      Quando fores grande, agente fala, pode ser? ;p

      Eliminar
  2. A exmª senhora minha avó diz que a fome é o melhor tempero da comida... pois bem, deixa-a mais um cadito e depois dá. :)
    (Seria o que eu faria, mas eu não tenho filhos, nem vou ter mas, se os tivesse também seria uma péssima mãe...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre é assim, Isabel. Os ditos populares têm a sua sabedoria, que tem. Mas há casos e casos.

      Eliminar
  3. És uma péssima mãe. Se ela não abrir a goela, aperta-lhe o nariz!! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo. Eheheh, vais ter de me explicar como é que eu consigo segurar-lhe os braços e as pernas, enfiar-lhe o biberão ao mesmo tempo e, ainda, apertar-lhe o nariz.
      Devo acrescentar, para que a tua explicação seja produtiva, que só tenho duas mãos. Infelizmente… ;p

      Eliminar
    2. Oh, sempre achei que as mães tivessem super poderes :P Podes sempre ameaçá-la com leite de aveia, hmmm, ahaha :D

      Eliminar
    3. E têm! Muitos! As outras todas. Eu é que não…
      (mãe desnaturada é assim mesmo. uma tristeza.)

      Eliminar
    4. Ahahahahah! Leite de aveia. Aí é que nunca mais a calava. Era berrar até cair para o lado ;D

      Eliminar
  4. Tenho uma lata igualzinha a essa... uso-a para guardar os recados fofinhos e amorosos que eu e a cara-metade vamos deixando um ao outro espalhados pela casa. Um dia deixaremos a lata aos filhos e netos... é o nosso legado... uma lata com o amor todo lá dentro... para abrir nos dias em que precisamos de acreditar que o amor pode durar para sempre.

    P.S. Pode parecer que eu só venho aqui comentar textos que contenham a palavra "mama"... mas não é verdade, é só uma coincidência.

    - Roque -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, nunca me tinha apercebido que eras assim, Roque. Tão lamechas :p
      E eu que uso a lata pura e simplesmente para guardar as caixotas de papa da miúda. Muito menos inspirador, admito...
      Então e essa descendência, está para breve? ;)

      P.S. Pode parecer? Não é 'pode parecer' não senhor, menino Roque. É um facto que se pode comprovar. Isso sim.
      Agora, se é coincidência ou não, já é outra história. Eu cá até acredito que assim seja, pura coincidência :)

      Eliminar
    2. ui... a descendência. Tenciono tratar disso nos próximos dois anos. Fazer um, arranjar outro já feito e se a vida correr bem... ir buscar mais um, de preferência já a falar e já a caminhar para a escola :)

      - Roque -

      Eliminar
    3. Ei lá ! Isso tudo em dois anos? Bem, uma coisa é certa, não te podes pôr a dormir… ;)

      Depois vais ter de ir contando as novidades. É que nem penses em não contar. Vou ficar à espera.

      Eliminar
  5. Achas mesmo que a lata é gira? Do mais pindérico que existe no mundo. Pior só mesmo umas sandálias em purpurina rosa (acho que não existem, não eram capazes de ir tão longe, o mundo não está preparado para isso).
    Eu até tinha uma ideia porreira para o nariz-amarelo deixar o...sou tímido para dizer mas faço o desenho (.), só que depois vinhas com a tua rebeldia e não quero isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pindérico és tu, 'meu' grande otário. Se esta lata é pindérica, não há nada que não o seja. Já disse. ‘tá dito.
      O mundo não está é preparado para aturar um cromo como tu, isso sim.

      não quero isso, dizes tu ? <-- Ahahahahahahahahahahahahah

      Eliminar
  6. Ao meu Feijão eu só conseguia dar-lhe o biberão se misturasse um pouco de farinha de papa - para "cortar" o sabor da lactose. Experimenta. Afinal, o pior que pode acontecer é ela recusar... ;)
    Um beijinho solidário (de uma alma que também sofreu muito para alimentar as crias)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Miú Segunda. Mas parece-me que a situação já está bem encaminhada. Fiz do meu jeito. Ao jeito da mãe desnaturada que sou. E, até ver, deu resultado...
      Beijinhos gordos e obrigada :)

      Eliminar
    2. Oh? Então como foi? Já agora conta a estratégia que usaste! Mães unidas jamais serão vencidas.:)

      Eliminar
    3. Eheheh! Belo lema, sim senhora ;)

      Olha, usei a maneira mais radical. Aquela que disse que iria usar no final deste meu post. Não acreditaste, foi? Entendo perfeitamente. Uma mãe que não seja desnaturada não pode crer que se use tal método ;p . Mas fiz. Está feito. E, como disse, resultou. É verdade, obriguei a miúda a beber. Ela chorou, gritou, mas eu insisti. Foi chorando cada vez menos e, há terceira ou quarta vez, já nem me recordo bem, deixou de chorar e de resistir por completo. Agora, bebe bem. Voilà!

      Eliminar
  7. Também estou a fazer o desmame com a minha filha que tem 15 meses. Comecei por dar-lhe leite as colheres para se habituar ao sabor e ela como é muito curiosa foi aceitando... troquei alguns dias o copo de beber agua pelo biberão para ela se habituar á ideia. E depois tentei o leite no biberão. No primeiros dias foram á experiência. Bebia 3 a 4 goles de leite e depois nao queria mais... Dava mama e punha a dormir. Não lhe dava mais mama e de manha dava-lhe biberão com leite... e ela aceitava. Ao fim de 3 semanas mesmo não bebendo mais de 100ml de leite á noite também não toma mama e adormece bem... De manha tá com a "larica" e toma o leite todo. Por vezes noto que esta saudosa da mama e la deixo que mame para ela não ficar fixada naquilo... mas 20 segundos e deixa a mama! Penso que mais 2 semanas e deixa a mama de vez. Foi o método que encontrei que mais nos agradou. beijinho!

    desculpa o testamento e alguma confusão no texto.

    Li7

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não peças desculpa pelo tamanho do teu comentário. Quanto mais comprido melhor. o comentário, claro… ;)

      Olha, também fiz isso tudo que disseste quando a Bolachita resolveu recusar a mama. Tinha ela uns onze meses. Não estava à espera que tal acontecesse e, na alturam tentei de tudo. Não consegui. A minha sorte foi que uma semanita depois, voltou a querer a mama. E a coisa ficou por ali.
      Desta vez, fui eu que decidi passar ao leite adaptado. Ainda tentei uma ou outra vez levá-la a beber ‘a bem’. Mas rapidamente percebi que não dava. Por isso, tive de fazer como acabei por fazer com a sopa: obrigá-la. E não, não acredito que fique traumatizada. Não o ficou com a sopa, que agora come super bem, também não o iria ficar com o leite. E a verdade é que, de momento, já bebe muito bem o leite adaptado pelo biberão. Dou-lhe 180ml de manhã e à noite.

      Obrigada por teres deixado aqui o teu testemunho e bem-vinda, Li7!

      Eliminar
    2. Olá!

      Mas tiras-te a mama? Radical!? Como ela reagiu!?

      A minha à noite é de luas por vezes bebe cerca de 100ml de leite, as vezes 2/3 goles, é conforme o jantar. De manhã toma 260ml e fica-se a rir!
      Nunca tive problema com a sopa... pelo contrario costumo dizer que no dia que ela não quiser a sopa esta mesmo mal! Rejeita mais depressa a papa do que a sopa!
      Mas voltando à conversa do desmame, espero encerrar este capitulo brevemente!

      beijo

      Li7

      Eliminar
    3. Não, não tirei a mama de repente. Estava-lhe a dar de mamar de manhã e à noite e, durante uns três ou quatro dias continuei a dar-lhe a mama à noite e, de manhã, dava-lhe o biberão. Agora, de vez em quando, ainda lhe dou a mama à noite quando sinto a coisa pesada. Se é que me entendes :)

      260ml de manhã! Muito bom!

      Beijo!

      Eliminar