quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Haja paciência...


Não é segredo para ninguém eu andar numa formação que está a ser chata como tudo, tal como previa logo após a primeira sessão.
Também já aqui disse que não posso com o acordo ortográfico nem por nada.
Talvez não o tenha dito com todas as letras, mas a minha condição de miúda com pêlo na venta faz com que me faça comichão - daquela tramada mesmo - qualquer tipo de hipocrisia, falinhas mansas, elogios sem fundamento. Só para agradar. Só para se ser bem vista/o a todo o custo. Só para se ser amiguinha/o de toda a gente. Só para ser a/o mais querida/o da família, do bairro, do local de trabalho ou do raio que a/o parta. E não me venham com a conversa de que tudo isto tem a ver com boa educação. É que não faz sentido algum, mesmo. A boa educação é algo completamente diferente e, graças às pessoas que me criaram e à minha avó em particular, julgo ter adquirido aquela que é necessária para viver em sociedade.






 
Após esta introdução que, espero, tenha preparado o terreno, aqui vão os factos dos últimos dias.

A senhora formadora já aderiu - há muito tempo, diz ela - ao novo acordo ortográfico. Para ela, qualquer "p" ou "c", no meio de uma palavra, foi à vida para todo o sempre. Não há cá como enganar. É, segundo ela, assim que se deve fazer. Para ela, não há cá "pacto" para ninguém. Entregou-nos um texto, actualizado ao novo acordo por ela, onde o "pato de silêncio" coabita com o "enquanto que", a torto e a direito. Para mim, sem "c" só mesmo o pato que, bem desfiadinho, e misturado com arroz, costuma resultar num prato bem gostoso. O resto, prefiro nem falar.
A senhora formadora é toda sorrisos. Sempre. Quando os formandos, sentados na esplanada do café, a vêem passar, já em cima da hora e a deixam esperar na sala de formação mais uns vinte e cinco minutinhos. Quando alguns formandos são mal educados e gozam, descaradamente, com aqueles que têm menos conhecimentos ou menos facilidade de aprendizagem (pelo menos, pensam eles). Quando alguns formandos passam as três horas e meia de formação a receber e mandar mensagens, sem tentar disfarçar minimamente. Enfim, quando há faltas de respeito que me fazem pensar se, efectivamente, aquelas pessoas têm todas mais de trinta anos. A formadora, ela, continua com o seu sorriso Pepsodent.
A senhora formadora está sempre a sorrir. Tem aquele sorriso falso, excessivo, crispado, estúpido, irritante que me chateia profundamente.
A senhora formadora é toda sorrisos e é amorosa que só ela. Não é que, no outro dia - num momento de devaneio, suponho - até me chamou "meu amor"? Quando ouvi aquilo, abri uns olhos de espanto tão grandes, mas tão grandes que devem ter assustado a senhora formadora. Sorriu, claro - só lhe conheço essa expressão, como já devem ter percebido, a do sorriso - mas virou logo a cara para a minha colega do lado. E nunca mais me chamou por outra coisa que não fosse o meu lindo nome. Eu agradeço a sensatez da senhora formadora. É que, da próxima vez, seria bem capaz de abrir outra coisa que não os olhos e, sempre com educação, perguntar à senhora formadora de onde é que eu tenho cara de "seu amor".
 

22 comentários:

  1. Respira e conta até dez :)

    Não te gabo a paciência...

    boa sorte
    beijos

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respirar? Contar até dez? Mas eu tenho lá pachorra para isso, hsb!

      Lá está… :p

      Obrigada, sim
      Beijos

      Eliminar
  2. Ui!
    Mas que pouca sorte que tu tiveste mesmo...
    Mas de onde é que essa croma saíu?
    Ainda falta muito disso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pouca sorte? Parece que é o meu nome do meio... ;)
      Sei lá de onde ela saiu! Agora que não me apanha em mais nenhuma formação dada por ela, não apanha com toda a certeza. Porra!
      Mais uns quinze dias…

      Eliminar
    2. Oix?!
      Está mesmo a fazer render o peixe não? Isso é o quê algum curso superior???

      Eliminar
    3. Eheheheh! Vou ficar com um Doutoramento em Negociação! E sem precisar de equivalências!! ;D

      Eliminar
  3. Dasss... Gabo-te a paciência!
    Ainda falta muito para terminar?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não tenho paciência nenhuma para estas pessoas, Libelinha! Mas também não sou de desistir... Tem sido duro, mesmo!
      15 longos dias...

      Eliminar
  4. Então mas pensei que já tivesse acabado. Não era tipo quinze dias?
    Ui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai sónia... 15 dias? Isso é o que ainda me falta! Um mês e meio de tortura... Ninguém merece...
      Ui... digo eu! ;D

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Mas eu quero lá fazer amigos, Roque! Já custa aturar-me a mim, quanto mais... ;p

      Eliminar
  6. Concordo com o Roque, com esse feitiozinho deves ir longe deves...
    ahahahahhahahahah
    Opahhh, diz o roto ao nu... entendes?
    (Não gosto de gente que está sempre a rir, parece que nos estão a gozar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahah! O meu feitiozinho é dos melhores... ;p
      Entendo, entendo. Tu também deves ser das frescas, miss Lírio...

      (mas olha que, neste caso, vê-se perfeitamente que não está a querer gozar. Até preferia, pedia-lhe logo satisfações. É mesmo aquela necessidade de ser bem vista e apreciada de toda a gente... E isso é que me irrita profundamente!)

      Eliminar
  7. Também odeio o novo AO, irra!! Estava-se mesmo a ver que ia tudo cortar os "c" e "p" em tudo que é palavra, querem armar ao pingarelho sem saberem do que falam. Aposto que diz: já está tudo "aponte"?

    Boa sorte com essa formadora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, este novo acordo ainda vai dar muito que falar. É que gente armada em esperta que pensa saber tudo e depois nem se entende o que escreve é dose!
      "aponte"? É pá, desculpa mas essa não apanhei. Isto tudo deve andar a afectar-me os neurónios, só pode! ;)

      Obrigada!!

      Eliminar
    2. Não contextualizei, sorry :) Em vez de dizer "apontado" que é a forma correcta, muitas pessoas usam a forma "aponte"

      Eliminar
    3. Estás a brincar?!!! Por acaso, pensei nessa hipótese (até porque a tua frase dava para contextualizar muito bem sim senhora :) ). Mas, depois, achei que era mau demais! É que, essa pérola, nem à luz do novo acordo tem desculpa... Fiquei esantada (que é como quem diz "espantada", usando o novo acordo adoptado por certas pessoas) ;D

      Eliminar
    4. ehehehehehe... esantada é muito bom!! :)

      Eu ouço muito boas pessoas a dizer "aponte", aposto que essa tua formadora é uma delas. Faz o teste :P

      Eliminar
    5. :)
      Eu até fazia o teste, o problema é que ali não se aponta nada mesmo!

      Eliminar
  8. Há cada personagem hoje em dia :S Se é para aderir ao novo acordo ortográfico que seja a sério, com conhecimento da coisa, não ao molho e fé em deus :/ Olha que coisa, agora escrever pato e não pacto, na minha terrinha pronuncia-se o "c" logo ele fica, certo a fulana foi ensinada de forma diferente (isso ou é uma ignorante de primeira).

    Beijo
    Boa semana ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que há sempre pessoas que vão dizer que num sítio escondido no meio do nada até se diz "pato"... Ou seja, um acordo que se rege, não só mas também, pela "forma como se dizem" as palavras não faz sentido algum. Até porque se sabe perfeitamente que há uma grande variedade de sotaques numa língua...

      Beijo
      Boa semana para ti também e bem-vinda, Pi Maria!

      Eliminar