terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eu e Ele # 9 ou a Punheta de Bacalhau


Este post foi escrito no dia três de Julho deste ano. Ficou perdido, esquecido, nos rascunhos. Por causa de um comentário do hsb a este post de ontem, lembrei-me dele. Lembrei-me do post, testemunha da minha descoberta, há três meses atrás (pois é, malta, uma mulher feita que só há 3 meses soube da existência de tal coisa), de uma das iguarias da cozinha portuguesa. Como combinado, fui resgatá-lo. Aqui está ele.
 


Estamos na conversa. De repente, lembro-me que ainda não mudei a água do bacalhau para o almoço.
Eu - já volto, esqueci-me de mudar a água ao bacalhau.
Vou à cozinha, tiro a água do bacalhau. Volto a por água no bacalhau. Regresso para a conversa.
Ele - já?
Eu - claro, só fui mudar a água ao bacalhau, não fui propriamente tocar o bicho ao dito cujo! (desculpem a expressão, até não sou nada de dizer este tipo de coisas, mas saiu-me. O que se há de fazer.)
Ele (muito sério) - por falar nisso, até não era nada mau, se fizesses Punheta... de Bacalhau.
Eu - ... ?
Ele (com ar de sabichão) - lá está, a menina sabe tudo mas não conhece a Punheta de Bacalhau. Vai ver à internet, de certeza que encontras por lá a receita.




E eu, menina bem mandada, fui averiguar a coisa. E não é que ele tinha razão? Apareceram-me logo umas quantas receitas do bom do pitéu.
Pois, eu sou do povo, mas não posso saber tudo, certo?
 

13 comentários:

  1. ahahahah...
    Duas notas:
    1) a imagem não condiz com uma verdadeira "punheta...de bacalhau";
    2) a tua resposta a "ele" demonstra que estavas chateada.
    LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;D
      1) a sério, ND? Ando enganadinha, é isso?! Mas fui à net e estava lá a receita, com esta imagem. Se me quiseres esclarecer, agradeço :)
      2) mas por que raio dizes isso? Desmonta-me lá essa tua teoria...

      Eliminar
    2. 1) a imagem mostra um bacalhau cru, com tomate e salsa (parece tratar-se de uma entrada e não de um prato principal). A verdadeira punheta leva bacalhau assado na brasa, cebola, ovos cozidos e batata a murro; mistura-se tudo em muito azeite e...está pronta a ser devorada!! (na minha terra é assim) :)

      2) Cito: «claro, só fui mudar a água ao bacalhau, não fui propriamente tocar o bicho ao dito cujo!»...denota alguma frieza na resposta e que a relação estava azeda...LOL

      Eliminar
    3. 1) Mas olha, se bem me lembro, a receita que eu li levava mesmo o bacalhau cru e era bastante simples... deve ser outra variante da coisa... A tua receita parece-me, sem dúvida, bem mais apetitosa, ND :)

      2)frieza? relação azeda? Andas a ver muitos filmes, ND. Que me lembre, saiu-me aquilo num tom bem divertido, se queres que te diga... :p

      Eliminar
    4. Punheta de Bacalhau é com bacalhau cru, ND.

      A minha mãe faz uma receita parecida com a que falas mas chama-lhe bacalhau à lusa ;P

      Eliminar
    5. Aha!! Afinal eu é que tinha razão, ó ND!!
      Obrigada, Libelinha, por vires cá defender a ilustração que escolhi com tanto cuidado e carinho :)

      Eliminar
  2. E das outras? Já tinhas feito? loool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera lá, microcéfalo... mas há outras? Não conheço. Substituis o bacalhau por frango, ou bife da vazia, é? Se quiseres partilhar as tuas receitas, estás à vontade... :p

      Eliminar
    2. Podes fazer com salpicão. eheheh

      Eliminar
    3. Desculpa lá, microcéfalo, mas vou-me ficar pelo bacalhau. Parece-me menos indigesto ;)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. E eu gosto tanto, Pi Maria, quando consigo ensinar coisas importantes à malta ;)

      Eliminar
  4. Ai também já provaste, hsb? Afinal, o bacalhau é cru ou não é? Esclarece lá a malta que não se entende ;p

    ResponderEliminar