quinta-feira, 26 de julho de 2012

Porque, hoje, é o dia... #2


Já o disse aqui. Não sou de comemorações do dia disto ou daquilo. Mas, como aconteceu com o dia da criança, também não posso deixar passar esta data sem a assinalar. Hoje, é dia dos avós. E eu tive a sorte de ter a melhor avó do mundo. Aquela avó que é avó. Que ensina, que cuida, que conta histórias, que brinca, que repreende. Simplesmente, que ama os netos. Que não deixa de ser quem é por receio que os netos não gostem dela. O importante é estar presente e amar, amar muito. Isso percebe-se. As crianças percebem e retribuem. Não precisam de presentes a toda a hora, de falinhas mansas, de mimo excessivo. Amor. Tudo se resume ao amor. E quem ama ralha. Quem ama chateia-se. Quem ama explica o que está errado para não se voltar a fazer as mesmas asneiras. Porque o maior desejo de quem ama é ajudar, a cada dia que passa, aqueles de quem gosta a tornarem-se pessoas (adultos) melhores. A Mamie Z era isto tudo e muito mais. A Mamie Z era a melhor avó do mundo (eu sei, já disse, mas apeteceu-me repetir).


(1994)




Encontrei e recortei, num jornal qualquer, esta definição de avó, segundo uma menina de 8 anos. A folha já está velhinha, toda amarelada, mas continua comigo. Achei a definição deliciosa e tão verdadeira. 



A Mamie Z só não usava óculos, de resto confere. E uma avó é compatível com uma televisão, sim. A Mamie Z adorava ver televisão. Se, por qualquer motivo, ficava sem ela, um dia que fosse, amuava logo. É verdade, tinha defeitos, a minha avó. Bastantes até. E, apesar desses defeitos, ela era tudo para mim. Pensando melhor e para ser mais exacta, era também por esses seus defeitos característicos que a minha Mamie Z era tudo para mim.

Joyeuse fête mamie!

17 comentários:

  1. Olha, diz que O avô morreu há 10 anos e uma semana. Foi mesmo quando a minha vida mudou. Vim estudar para Lx e morar by myself e ele não chegou a ver. sniiiiiiif

    avós \o/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha foi há quase 12 anos e não chegou a ver tanta coisa...

      Eliminar
  2. Ser avô ou avó, é ser pai ou mãe duas vezes, Mam. Portanto, ama-se a dobrar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho (ou melhor, sei por experiência própria) que uma verdadeira avó (ou avô) é muito mais do que mãe (pai) duas vezes :)

      Eliminar
  3. apesar de ser um dia triste para mim desejo um dia dos avós muito bom para todos os avós do mundo!

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Agora inventam dias para tudo...se o é dos avós, os meus três resistentes estão de parabéns!! :)

    (opinião)parece-me que os meus avós e os teus, cuja descrição subscrevo na íntegra e assino por baixo (se permitires) são diferentes dos actuais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte! Parabéns para os 3! :)

      (opinião partilhada na íntegra...)

      Eliminar
  5. A minha avó morreu à 12 anos e sinto muitas saudades dela! sempre viveu connosco e era uma avó no verdadeiro sentido da palavra e ainda por cima era muito à frente para a idade que tinha, tenho sorte de dizer que tive uma avó espectacular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo assim, a tua experiência é igualzinha à minha. Saudades, sim. A palavra certa é saudades. Muitas.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Verdade! Pena é "morrerem mais vezes do que nós" :(

      Bem-vinda, estudante :)

      Eliminar
  7. Não conheci nenhuma das minhas avós...e isso pesa-me no coração...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é uma pena, O Sexo e a Idade. Mas acredito que tenhas tido substitutos à altura :)

      Eliminar
  8. O texto da menina de 8 anos é tão bonito. Adoro!

    Cisca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro! Por isso é que o recortei e guardei até hoje :)

      Eliminar