quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Gosti


Foi no início desta semana, na passada segunda-feira, que mo disse pela primeira vez.

Começou por me dizer que queria ir fazer cocó (ela diz sempre isso, mesmo quando só quer fazer chichi, como, aliás, foi o caso). E lá fomos nós para a casa de banho. Sentei-a na sanita, depois de ter colocado o redutor cheio de sapos (eu cá acho que são rãs, mas ela insiste em dizer que são sapos e eu cá não sou teimosa) e joaninhas (neste caso não nos desentendemos, porque ela ainda não consegue dizer o que aquilo é). Nunca quer que eu saia da casa de banho. Tenho de ficar ali, juntinho a ela. Vou-lhe perguntando se já está e ela vai-me respondendo que está quase. Como já vem a ser hábito, chega uma certa altura em que me diz: anda cá. anda cá, mamã! com os bracitos estendidos em direcção ao meu pescoço. E eu lá me aproximo. E ela lá se abraça a mim num 'hummmm' de satisfação que me faz sentir ali qualquer coisa e quase me leva a duvidar da minha insensibilidade intrínseca. Depois disso, costuma dar-me um beijinho na bochecha mais próxima dos seus lábios.
Mas, na segunda-feira passada, o procedimento foi um tico diferente. Antes de me dar o beijo, saiu-lhe da boca um 'gosti ' pequenino. Quase imperceptível para quem não é mãe e não está constantemente atenta à mínima (tentativa de) palavra dita pelo seu rebento.

E pronto. É isto. Desde segunda-feira que sou brindada com um gosti. Todos os dias. Já foi na casa de banho, na cozinha e na sala. Só o diz uma vez por dia. Deve ser como aqueles namorados que não o dizem em demasia para que as palavras não se gastem.
Sempre achei a ideia tonta. Essa ideia de que as palavras se esgotam por serem pronunciadas muitas vezes.
As palavras nunca se estragam. Nunca se gastam. Nunca se esgotam. Os sentimentos sim (entre namorados). As palavras não. 

Fico a pensar se vai voltar a dizer que gosta de mim hoje. E onde será. Talvez no quarto, para variar.
O certo é que tenho de aproveitar. Aproveitar enquanto não se lembrar de me dizer, diariamente, outra coisa qualquer.
Outras palavras que poderão não ser tão bonitas de se ouvir.

4 comentários:

  1. Oinsh *.*
    O medo que as palavras se gastem, que começa já de pequeninos... talvez perceba cedo que as palavras não se gastam tanto (ou nada) assim :) tens de lhe pôr essa ideia na cabeça.
    Mas mais tarde.
    Agora aproveita esses beijinhos bons e gosti's uma vez por dia ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)
      Uiiii… se a catraia sair a mim, vai ser excessivamente parca em certas palavras. Isto, durante muitos e longos anos…
      Aproveito pois. Ai não que não aproveito… ;)

      Eliminar
  2. Tens mesmo a certeza que é essa a palavra?
    E tens mesmo a certeza que é isso que o teu menino está a tentar dizer?
    Muita pergunta fica no ar.



    Mas o mais importante de tudo.
    Gosxtasxte? Mas mesmo?

    ResponderEliminar