quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Esclarecimentos necessários para o bem comum #22


O facto de me repetir não tem absolutamente nada a ver com o avançar da (minha) idade.

Parece-me necessário esclarecer isto. Só porque sim. E não só.

Então vamos lá ver.

Sou pessoa para repetir várias vezes a mesma coisa, de facto. Isto, por diversas razões. Duas razões essenciais. Essas mesmas que passo a apresentar. [Não vos quero maçar muito. Daí não abordar as outras 984527189331 razões, por mais pertinentes que possam ser.]


Repito uma frase - ou um conjunto delas - quando, depois de a/as ter proferido uma primeira vez, percebo que foi algo merecedor de registo.
Basicamente, é isto: falei, quanto a mim, tão bem, que aquela ideia, dita com aquelas palavras, daquela forma, merece ser ouvida de novo pelo meu interlocutor. Merece ficar na memória. Merece ser registada para ser saboreada e, mais tarde quem sabe, ser ponto de partida para uma meditação mais aprofundada e apurada. Neste caso, é puro altruísmo. Querer que o outro possa desfrutar do meu bem falar. Eis o meu desígnio.

Repito uma frase - ou um conjunto delas - quando, ao dizê-la/s uma primeira vez, apercebo-me que a pessoa que me ouve não acompanhou este meu luminoso raciocínio. Quero ser entendida. Quero que o outro consiga seguir o meu pensamento; entender o conteúdo que lhe ofereço; aproveitar os meus conhecimentos. Uma vez mais, é por puro altruísmo que me movo, neste generoso e valioso acto da repetição.




Dúvidas?
Bem me parecia...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois, pois… Já que fala nisso, chegou-me aos ouvidos o disparate pegado segundo o qual o senhor Patife não acoplava duas vezes com a mesma pessoa. Ora, isso, só pode ser um grande disparate mesmo. Não pelo desejo ou pela convicção em si [até porque percebo lindamente a sua não-vontade em contrair apego algum]. Mas pela impossibilidade empírica de cumprir tal desígnio. Ou seja, acredito que o senhor Patife já tenha tido um rol valente de cambalhoteiras. Posto isto, como terá o senhor a certeza de que não foi generoso duas vezes com a mesma? São marcadas a ferro quente ou coisa do género? :)

      p.s. Também me constou que o senhor Patife não apreciava mulheres com Pêlo na Venta. E, isso, parecendo que não, melindrou em profundidade o meu ego. Só lhe aconselho a não confundir Pêlo na Venta com histeria. São termos tão díspares quanto o seu conceito de uma-só-vez é disparatado. ;p

      Eliminar